Ruy de Oliveira é um gaúcho de Passo Fundo, nascido nos anos 20, veio para São Paulo em 1946.
Logo se entrosou nos meios artísticos e culturais (foi um dos fundadores do Teatro Novos Comediantes), ingressou no Rádio por intermédio de suas amigas Carmem Silva (Record) e Norah Fontes (Tupi). Começou produzindo trabalhos para “Incrível, Fantástico, Extraordinário”, de grande força na Record, criação de Thalma de Oliveira.
Publicitário, ingressou no Departamento de Propaganda de The Sydney Ross, tendo lançado o programa “Alma de Terra”, que se tornou muito popular e querido do gênero sertanejo na Rádio Tupi, com bons atores e variado grupo de famosos trios e duplas musicais de sucesso, no período de 1952 a 1956. Na mesma emissora adaptou a novela” Muralhas de Silêncio”, da escritora Edda Martins ( Prêmio Fabio Prado de Literatura), lançada pela Gessy Lever e dirigiu outras produções dessa multi-nacional, através da J. Walter Thompson onde exerceu funções de redator e produtor por alguns anos .
Muito bem relacionado na Emissora Tupi, onde tinha inúmeros amigos, residiu no bairro do Sumaré, convivendo diariamente com Maria Vidal, Geny Prado, Norah Fontes, Clenira Michel e outros atores que residiam na mesma rua Alfonso Bovero. Participou como “testemunha” em programas da destacada produtora e atriz Vida Alves, sucesso de audiência naquela Emissora Associada, o “Tribunal do Coração”.
Escreveu e dirigiu 15 novelas (e dezenas de contos e teatros completos), para a Rádio São Paulo, trabalhos que posteriormente eram transmitidos no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, etc., processo habitual entre os novelistas, mesmo naqueles tempos em que a televisão dava seus primeiros passos e era uma tentação para quem escrevia rádio. Teve colunas de divulgação artística em jornais e foi sempre muito ligado à literatura, teatro e poesia, com primeiro livro editado em 1952.
Desde 2009 reside em Louveira, cidade a que está estreitamente vivenciado há trinta anos, onde seu lar é a Casa de Repouso O Bom Samaritano, em que está muito feliz. É cronista do mais importante semanário da região, “Folha Notícias”, membro do Clube dos Poetas Vivos em Louveira e da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências de Vinhedo, tendo como patrono Guilherme de Almeida.
Foi casado em segundas núpcias com a novelista e atriz Odette Liz, falecida em 84. Assim é o cidadão Ruy de Oliveira, que costuma ser brincalhão e se dizer “lépido, belo e formoso”, se com mais de 90 anos vida muito ativa, e que afirma chegar e passar dos cem, entre os queridos Amigos, dois filhos, seis netos e seis bisnetos, em São Paulo e em Passo Fundo, R.G. do Sul. Sempre muito tranqüilo e olhando para o amanhã.
Novelas:
1-Muralhas de Silêncio
2-Um lugar que o mundo esqueceu-35 c
3- A ilha dos Ventos ( Uáira, uáira)-37c
4- Alvorecer de um sonho- 50c
5-Candinha – 37c
6-A Décima Terceira Porta – 50c
7- A Moça da Casa das Rosas-30c
8-Sombra Demoníaca-60cap.
9-Noites de Angústia-12c
10-Vila do Encanto-15c
11-Meu erro, meu martírio -37c
12- A Fonte dos Sonhos Mortos – 60c
13- A Morada Última Esperança-81c
14-Solidão dos Deuses- 50c
15-… E os sinos emudeceram(50c.)
Série SOMBRAS DE MISTÈRIOS _ 52 episódios, RÁDIO FARROUPILHA (RS)