Ronilson Nogueira Moreira nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 17 de abril de 1940.
Antes de ser ator e humorista, com o nome artístico de Rony Cócegas, ele era baterista em boates de Salvador.
Ele começou a carreira como ator em 1967, na TV Excelsior de São Paulo, fazendo imitações de Raul Gil. Passou depois para o programa “Show do Riso” e em 1970 foi para a TV Globo, onde estreou no programa “Chico Anysio” e em seguida em “Uau, a Companhia” e “Balança Mas Não Cai”.
Foi para a TV Tupi em 1973 participar do programa “Domingo é Dia de Show“, e na mesma emissora esteve ainda em “Alegríssimo”; “Rio Boa Praça”; “Agência Lig-Pag”; “Os Trapalhões” e “Deu a Louca no Show”. Em 1981, Rony Cócegas estava na recém inaugurada TVS, participando do programa “Reapertura”, e depois do “Alegria 82″.
Seus personagem mais conhecidos foram o Lindeza do programa “A Praça é Nossa” no SBT, e o Galeão Cumbica da “Escolinha do Professor Raimundo” na TV Globo.
No Cinema, Rony Cócegas fez vários filmes. Começou em 1969, atuando em “Deu a Louca no Cangaço”. No mesmo ano esteve ainda em “2000 Anos de Confusão”. Em 1970, fez “Amor em Quatro Tempos”, e em 1976, “Pura Como Um Ano. Será….Virgem?”. No ano seguinte esteve em “As Amantes de Um Canalha”. Em 1979, atuou em “Os Pankeckas e o Calhambeque de Ouro”, e em 1980, em “Os Paspalhões em Pinóquio 2000”.
Rony Cócegas faleceu em 25 de julho de 1999, aos 59 anos de idade, em virtude de hemorragia digestiva por uma cirrose, na capital paulista, mas seu corpo foi sepultado em Salvador.