MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO BOMTEMPO


O nome completo de Roberto Bomtempo é Roberto Bomtempo de Castro Junior. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de maio de 1963. Ele não é apenas ator, pois é também diretor de cinema, de televisão, de teatro, além de ser professor de teatro , é preparador de elenco para filmes.

Sua carreira profissional começou em Minas Gerais. Em 1985, após assistir ao filme: ” Verdes Anos”, de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, ele adaptou para o teatro o conto de Luiz Fernando Emediato, que deu origem ao filme e encenou-o com sucesso no Rio de Janeiro.

Durante 10 anos, Roberto Bomtempo dirigiu peças teatrais voltadas para o público jovem.

Em 1985, começou sua carreira de ator de cinema, fazendo o filme: ” Urubus e Papagaios”. Em 86, foi assistente de Ipojuca Pontes no filme” Pedro Mico”. Nesse ano também participou do filme: ” Rockmania”. Em 88, fez o filme: ” Banana Split”.Em 90, fez: ” Barrela-Escola de Crimes”.Em 91: ” A Maldição de Sanpaku”. Em 94 fez: ” Lamarca” e ” Menino Maluquinho-O Filme”.Em 96, fez: ” Quem Matou Pixote”.Em 97: ” Guerra dos Canudos” , ” O Cego Que Gritava Luz” e ” Analy De Las Missiones”.Em 99, fez: ” Tiradentes-O Filme”, ” O Dia da caça”, e ” Mauá- O Imperador e o Rei”.Em 2000, fez um curta-metragem: ” Disparos” e outro curta: ” Tepê”. Além do longa: ” Tolerância”.Em 2002: ” Dois Perdidos Numa Noite Suja”. Nesse ano dirigiu seu primeiro curta: ” O Caso da Erva Galhuda”. Em 2005, estreou na direção do longa: ” Depois Daquele Baile”. E participou como ator de: ” Manhã Transfigurada”. Em 2006 fez “Depois Daquele Baile” e em 2012, “Cine Holliúdy”.

Desde o início de sua carreira, Roberto Bomtempo passa do teatro para a televisão , e para o cinema.

Ele entrou para a TV Globo, e fez ali muitas novelas importantes, tais como:” Terra Nostra”, ” Meu Bem Querer”, “Zazá”,” Porto Dos Milagres”, ” A Padroeira”. Além das minisséries: ” As Noivas de Copacabana”, ” A Madona do Cedro”, ” Quinto dos Infernos” e ” Casa Das Sete Mulheres”. Na TV Manchete, fez: ” Ana Raio e Zé Trovão”. Na TV Record, para onde foi em 2006, dirigiu: ” Bicho do Mato” e atuou em:” Luz do Sol” e ” Chamas da Vida”, onde também atuou como ator, fazendo o papel do travesti Docinho. Depois, assumiu o papel de diretor e preparador dos elencos da casa.

Em 2010, foi narrador e diretor da minissérie “A História de Esther”, e em 2012 retornou suas atividades como ator, na novela “Máscaras”, da TV Record. Depois em 2014, fez ainda o seriado “Conselho Tutelar”.

Em teatro, Roberto Bomtempo participou de: ” Capitães de Areia”, ” Aurora da Minha Vida”, ” Um Bonde Chamado Desejo”, “Raul Fora da Lei”, ” Barrela”, ” O Santo Parto” e outras peças.

Roberto Bomtempo já recebeu vários prêmios por seus trabalhos. Ganhou o Kikito de Ouro, como Melhor Ator Coajuvante, no Festival de Gramado, por ” Maldição de Sanpaku”. Ganhou o Leme de Cristal de Melhor Ator, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, por ” Tolerância”.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação