Ricardo Linhares Godinho nasceu no Rio de Janeiro, no dia30 de abril de 1962. Ele é filho do militar Coaraciara Bricio Godinho eda dona de casa de casa Eliana Linhares Godinho.O garoto viveu muito tempoem Brasília, com sua família.Ao voltar para o Rio de Janeiro, já estava emidade de vestibular e prestou para Jornalismo na UFRJ-Universidade Federal doRio de Janeiro.
Sempre desejou ser escritor, mas achava que não iaconseguir viver disso. Escrevia textos,peças de teatro, e participava deconcursos literários. Chegou a ganhar prêmios. Mas o jornalismo só enfrentoucomo estagiário e antes de 20 anos ingressou na TV Educativa, escrevendo para oprograma:”Telecurso Profissional”Em 1983, fez um curso de roteirista,com Doc Comparato na CAL-Casa de Artes Laranjeiras.Entrou a seguir na equipe doprograma:”Caso Verdade”, da Rede Globo. Escreveu roteiros desseprograma.Depois fez uma oficina para redatores de humor, que era comandada porPaulo José.Então começou a colaborar com o programa:”Viva oGordo”. Escreveu também episódios do:”Teletema”.Em 1984, foicolaborador da minissérie:”A Máfia no Brasil”. Em 85 , colaborou coma minissérie:”O Tempo E O Vento”. Em seguida foi colaborador deAguinaldo Silva, na novela:”O Outro”. No ano seguinte, esteve o ladode Walter Negrão, na novela:”Fera Radical”. Em 1989, ao lado deAguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn assinou:”Tieta”. Em 1990, aolado Ana Maria, assinou: “Lua Cheia de Amor”. Em 91, ao lado deGilberto Braga, assinou:”O Dono do Mundo”. E, um ano depois,com omesmo parceiro, assinou:”Anos Rebeldes”. Depois escreveu episódiosde:”Retrato de Mulher”. Em 1992, o mesmo trio: Linhares, Ana Maria eAguinaldo Silva, assinou:”Pedra Sobre Pedra”. Depois Linharessupervisionou a primeira temporada de :”Malhação”. Depois voltou adividir com Aguinaldo a autoria de;”A Indomada”, em 1997.
Em 1998, Ricardo Linhares assinou sozinho anovela:”Meu Bem Querer”. Em 2001, voltou a trabalhar com AguinaldoSilva , em :”Porto dos Milagres”. Em 2003, assinou como autortitular, a novela:”Agora É Que São Elas”.Em 2004, com a morte deLeonor Bassères, ele foi colaborar com Gilberto Bragaem:”Celebridade”. O mesmo se repetiu, quando ele assinou junto comGilberto: “Paraíso Tropical”, em 2007, “Insensato Coração”, em 2011 e “Saramandaia”, em 2013.