MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RICARDO CORTE REAL


Ricardo Côrte Real nasceu em SãoPaulo, em 19 de julho de 1952.

Era de uma família ligada à arte, ou maispropriamente, ao rádio e à televisão. Seus tios Dirceu e Roberto faziamrádio há muitos anos, quando ele nasceu. Seu tio Dirceu foi da Rádio Panamericana e o tio Roberto fazia jornal, tanto no rádio como na televisão.Ele era famoso. Seu pai Renato e sua mãe faziam um programa na TVRecord:”Papai Sabe Nada”, que foi ao ar de 1962 a 1966.

Era um similarsatirizado do programa americano:”Papai Sabe Tudo”. Foi nesseprograma que Ricardo começou. Era uma diversão, pois era realmenteum programa em família. Assim eles escreviam, ensaiam e se preparavam em casa,em meio a outras atividades domésticas. Ricardo gostou. E quando a mesmaemissora lançou :”A Família Trapo”, em 1967, ele lutou para entrar.E acabou sendo chamado para fazer o garoto Socrates, que foi um sucesso. E oprograma ficou marcado para sempre no cenário artístico nacional. Mas Ricardo,irrequieto, adolescente, quis sair. E saiu. E assim foi sua vida profissional.Cheia de altos e baixos. Gostava muito de música e montou conjuntos, hojechamadas: bandas. Uma delas foi:Os Pulguentos, que eram amigos, colegas e maisse divertiam do que trabalhavam. Cantavam em inglês, quase exclusivamente. Masaí Ricardo sentiu falta da televisão, e extrovertido que era, logo conseguiuum lugar na TV Bandeirantes. E da Band foi para a Globo. Estava com 18 anos.Fez: “Balança mas não cai”.

Gostava mais de ficar nos camarins,conversando com Mário Lago, Jô Soares e outros mais. Aos 20 anos casou. eentão percebeu que precisava se fixar mais, pois teria despesas e passou para aparte comercial da emissora. Daí para a frente, mudou constantemente deemprego: sempre bem recebido, sempre com sucesso, mas sempre insatisfeito Estevena Bloch Editora, na Editora Três, na Rio Gráfica, na Vídeo News, na Penthouse, na MPB Propaganda, na CP, Cinema e Propaganda, na Lucky, na RevistaBizz, na Vídeo Clube do Brasil,na TV Gazeta, na TV Cultura, na MTV, na TVManchete, na TV Bandeirantes.

Aí fez sucesso na apresentação do”Supermarket”, programa que durou cinco anos. Foi a grande pausa.Primeiro programa de merchandising explícito na TV. Muito extrovertido,abraçava as pessoas , fazia amigos. Esse era o Ricardo Côrte Real.Mas o programa acabou e ele recomeçou sua trajetória de shows,apresentações, comerciais,produtoras. Até que foi para a Rede Mulher,eapresentou o programa:”Via Satélite”, um talk -show diferente. Issodurou pouco. Esteve depois na Rádio Record, na Rádio Kiss, apresentou-se umtempo grande no Teatro Santa Catarina .

Esse é o Ricardo Côrte Real, inteligente, simpático, irrequieto,artista. Ele está desde a mais tenra idade, na televisão, na propaganda e norádio do Brasil.

Entre 2009 e 2010, voltou a atuar. Fez o personagem Nepotônio Sobrinho, no humorístico “Uma Escolinha Muito Louca”, da BAND.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação