MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATO CÔRTE REAL


Renato Gomide Côrte Real nasceu em Campinas, interior de São Paulo, em 6 de outubro de 1924.

Sua família sempre foi ligada à arte e ele, em 1954, apareceu na televisão de São Paulo fazendo humor em um programa de calouros, onde ele imitava uma garota-propaganda. Ele agradou tanto que virou humorista na TV Record, se tornando um dos maiores comediantes de seu tempo.

Ganhou espaço na TV Record e no humor televisivo brasileiro a partir de 1960, quando participou do programa “Grande Show União“, que durou até 1964, e onde ele criou o personagem Epitácio, que ele levaria, ao lado da comediante Nair Belllo, que vivia a Santinha, também para o programa “O Riso é o Limite“, que estreou em 1962.

Ele conquistou o público comandando os programas “Papai Sabe Nada” e “Côrte Rayol Show“, que apresentava ao lado do cantor Agnaldo Rayol na TV Record, uma das maiores audiências da emissora paulista no final dos anos 1960.

Em 1970 foi para a TV Globo trabalhar ao lado de Jô Soares no humorístico “Faça Humor, Não Faça Guerra” primeiro e logo depois em 1973, no “Satiricom“, também com ele e Jô, com quem ainda faria “O Planeta dos Homens” em 1976.

Renato logo começou a escrever e criou tipos memoráveis para a TV além do Epitáfio e da Santinha. Entre outtos, ele criou o presidiário que era visitado por sua mulher na cadeia e que dizia ao guarda:” Fala pra ela que eu saí”, ou o pirado cavalgando cavalinhos de pau e soltando frases malucas. E tinha também o divertido faxineiro Humirde.

Renato Côrte Real foi casado com a comediante Bisu Corte Real, que faz par com ele em vários programas de humor, e com quem teve dois filhos: os também atores Ricardo Corte Real e Ju Corte Real, este falecido em junho de 2012.

Quando saiu da TV Globo, em 1976, foi para a TV Tupi e lá participou dos programas “Deu a Louca no Show”; “Domingo é Dia de Graça” e “Risoteque”. 

Ele faleceu de câncer no fígado e no pâncreas, em 09 de maio de 1982, em Campinas. Estava com 57 anos de idade.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação