MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATA PALLOTTINI


Renata Pallotini nasceu na capital paulista, em 20 de janeiro de 1931. Ela é dramaturga, poetisa, ensaísta, e tradutora.

Seus estudos: Renata Pallotini formou-se em Filosofia Pura, na PUC- Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo;formou-se em Direito, na USP- Universidade de São Paulo, fez cursos de teatro nos Cursos Livres, na Sorbonne Nouvelle, em Paris, fez Dramaturgia e Crítica, na EAD- Escola de Arte Dramática de São Paulo

Renata Pallotini é doutora, pela ECA/USP- recebendo o título de 1982.

Suas obras, como dramaturga:” A Lâmpada”;” Nu, para Vinícius”, que escreveu em parceria com Lauro César Muniz;” O Exercício da Justiça”;” O Crime da Cabra” “ O Escorpião de Numância”, baseado em Cervantes,” A História do Juiz”;” Serenata Cantada Aos Companheiros”; “ Colônia Cecília”;” Enquanto se Vai Morrer”, “ Lulu” e outros.

Textos feitos com outros autores:” Os Setes Pecados Capitais: Luxúria, Gula, Preguiça, Inveja, Ira, Soberba, Avareza”, escrita com: Eudinyr Fraga, Moysés Baustein, Myryan San Juan, Lúcia Godoy, Aroldo Macedo e Renata Pallotini; “Bocas da Cidade”,cinco peças de um ato cada, escrita por: Ney Gomide, Tito de Alencastro, Jorge Miguel Marinho, Mah Luly e Renata Pollotini.

Adaptações e traduções: Renata já traduziu inúmeros trabalhos,destacando-se a peça: “ Hair”. Como adaptação se destaca: “ Sagarana”, reunião de vários livros de Guimarães Rosa.

Prêmios recebidos: Prêmio Molière e Prêmio Governador do Estado, como Melhor Texto, por “ A Cabra”. Prêmio Anchieta da Comissão Estadual de Teatro, como Melhor Texto Teatral, por” Escorpião da Numãncia”. Prêmio de Melhor tradução da União Cultural Brasil- Estados Unidos, por “ Hair”.Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte- APCA- como Melhor Tradução, por: “Lulu”. E vários outros prêmios.

Renata Palottini fez vários trabalhos para a televisão brasileira.

Apesar de sua intensa atividade em teatro, em televisão, seus livros escritos, seus prêmios merecidamente recebidos, Renata Pallotini, que é professora universitária e tem atividades políticas, confessa que seu maior prazer e maior entrega é a poesia. É como poetiza que ela se diferencia como criadora e grande mulher.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação