Raduan Nassar nasceu em Pindorama, interior de São Paulo, em 27 de novembro de 1935.
Filho de imigrantes libaneses, quando Raduan nasceu, seu pai era dono de uma loja de tecidos, a Casa Nassar. Em 1949, a família toda se muda para a cidade de Catanduva, em 1953 para a capital paulista, indo morar no bairro de Pinheiros.
Em 1955, ele ingressa na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e no ano seguinte na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Em 1967, ele funda com seus irmãos, o Jornal do Bairro, que tem também a participação de José Carlos Abbate e de Ernst Weber.
Em 1970, ele escreve a primeira versão da novela “Um Copo de Cólera” e os contos “O Ventre Seco” e “Hoje de Madrugada”. Deixa o jornal em 1972 e passa a escrever o romance “Lavoura Arcaica”, publicado em 1975 pela Editora José Olympio. O livro ganhou, em 1976, o prêmio Coelho Neto para romance, da Academia Brasileira de Letras e o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro como Revelação de Autor.
Em 1978, a Livraria Cultura de São Paulo, publicou “Um Copo de Cólera” e a novela recebeu o Prêmio Ficção da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 2016 ele recebeu o Prêmio Camões, instituído pelos governos do Brasil e de Portugal e tido como o mais importante prêmio literário da língua portuguesa.
“Um Copo de Cólera” foi adaptada para o Cinema em 1999, em filme dirigido por Aluisio Abranches e estrelado por Alexandre Borges e Julia Lemmertz.]
O romance “Lavoura Arcaica” chegou as telas do Cinema em 2001, em um premiado filme dirigido por Luiz Fernando de Carvalho e estrelado por Raul Cortez e Selton Mello.