Maria Pia Finócchio nasceu no dia 4 de novembro de 1947, em Gaurama, Rio Grande do Sul.
De 1963 a 1983 foi a primeira bailarina do Teatro Municipal de São Paulo. Ali atuou em aproximadamente cinquenta espetáculos, dirigindo um corpo de baile composto de trinta bailarinos, e ao mesmo tempo dirigia também o ballet da TV Paulista, canal 5, onde tinha um programa exclusivo de 15 minutos semanais, “O Mundo na Ponta dos Pés”. Nessa atração apresentou vários ballets famosos e o programa tinha grande audiência.
Maria Pia foi também coreógrafa e primeira bailarina, durante onze anos, da TV Tupi de São Paulo. Era a primeira bailarina e coreógrafa do famoso programa “Concertos Matinais”, atração fomentada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, apresentado todos os domingos direto do Teatro Municipal pelas câmeras do canal 4.
Para se aprimorar fez cursos de ballet clássico no Teatro Colón de Buenos Aires, Teatro Scala de Milão, Teatro San Carlo de Nápoles e Ópera de Paris e curso de ballet moderno na Alemanha e Inglaterra, e curso de expressão corporal e ginástica em Paris.
Por dois anos consecutivos, fez programas de ballet em Recife na TV Jornal do Comércio, para onde se locomovia de quinze em quinze dias juntamente com o corpo de baile.
Foi professora titular de “Evolução da Dança” e “Técnicas da Dança” na Faculdade de Educação Artística Santa Marcelina. Foi eleita presidente da Comissão de Dança e Cultura do Estado. Foi nomeada pelo governo brasileiro “Embaixatriz do Turismo”, cargo esse ocupado posteriormente por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O êxito alcançado lhe proporcionou convites para gravar programas de televisão na Europa. Gravou três programas especiais de música e dança brasileira na RAI, a tv italiana. Fez apresentações também na televisão da Alemanha e da França.
Conquistou seus mais expressivos sucessos no Teatro Municipal de São Paulo e televisionados pela TV Tupi, nas montagens de “Cinderela”, “La Péri”, “Dom Quixote”, “Sapatinhos Vermelhos” e principalmente na apresentação da ópera “Carmem”, com uma coreografia trazida da Europa. Todos esses bailados foram em 1ª apresentação na América Latina, obtendo os aplausos do público e a consagração da crítica especializada.
Maria Pia depois produziu e dirigiu um curso de ballet pela TV Cultura, primeira experiência na área de Educação Artística na TV do Brasil, acompanhado de fascículos da Editora Abril, adaptado das televisões da Europa com bastante sucesso. Esse programa esteve no ar durante cinco anos com o título “Convite à Dança”, sendo retransmitido pela TVE, e tendo obtido vários prêmios.
Ela foi membro do Conselho Estadual de Cultura, exercendo o cargo de presidente e posteriormente vice presidente da Comissão Estadual de Dança da Secretaria de Estado da Cultura.
Exerceu o cargo de presidente da Associação Paulista dos Profissionais da Dança (APPD) organizadora do festival “ENDA – Encontro Nacional de Dança” de caráter profissional e amador em todas as categorias e de âmbito nacional, que faz parte do calendário nacional de eventos do Ministério da Cultura. O ENDA é pioneiro dos festivais de dança da América Latina. Nesse evento foram revelados grandes nomes do ballet nacional e internacional.
A APDD se transformou em fevereiro de 1991 em Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo, e Maria Pia foi eleita presidente, cargo que ocupa até os dias de hoje. O Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo é o 2º do Brasil, sendo precedido pelo Sindicato de Dança do Rio de Janeiro. O Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo é filiado à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística do Estado de São Paulo.
Também foi assessora cultural da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo onde permaneceu até sua nomeação como Juíza do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
Recebeu todos os prêmios de televisão e teatro como melhor coreógrafa e primeira bailarina do ano, entre eles: “Troféu Tupiniquim”, “Troféu Imprensa”, “Troféu Bandeirante”, “Troféu Ana Pavlova”, “Troféu Maria Olenewa”, “Troféu Aplauso”, “Troféu Roquete Pinto” e muitos outros, num total de oitenta e quatro.
Recebeu Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo conferido pela Câmara Municipal de São Paulo pelos relevantes serviços prestados à dança. Troféus de Melhor da Semana e Melhor do Ano conferido pela TVE, pelo sucesso do programa “Convite à Dança”.
Atualmente é jurada do programa “Domingão do Faustão” no quadro “Dança dos Famosos“, na Rede Globo.