MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCOS BARRETO


Marcos Blankenheim Barreto nasceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 29 de janeiro de 1959.

Ele foi ator, diretor, produtor e coordenador e professor de Artes Cênicas. Iniciou a carreira em 1976, atuando em espetáculos no Rio Grande do Sul. Em 1981, mudou-se para o Rio de Janeiro e se formou na Casa de Artes de Laranjeiras.

Em 1985, atua na Cia. de Ópera Seca, dirigida por Gerald Thomas e participa de espetáculos importantes como “Carmen com Filtro”; “Trilogia Kafka”; “Eletra com Creta” e “Um Processo e Uma Metamorfose”.

Em 1991, retorna para o Sul, e em Porto Alegre inicia uma carreira de diretor com a peça “Lovemember“, de sua autoria. Dirige também as peças “Quero Sim”; “Zoo History”; “Eu e os Nós”; “Pois é Vizinha” e “A Cantora Careca”. Em 2004, dirige e interpreta o espetáculo “Causos e Milongas – Um Musical Pampeano”. 

No Cinema, atua nos longas “Anahy de las Missiones”; “O Amante Amador” e “Coisa Certa”, os dois últimos produções da Casa de Cinema de Porto Alegre. Também fez o documentário “Santa Catarina – A História não Revelada” e os filmes “A Favorita” e “A Invasão de Alegrete”.

Na Televisão, atuou na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, na TV Globo e depois nas novelas “Viver a Vida”; “Malhação” e “Caras e Bocas“. Em 2007, atuou na novela “Vidas Opostas” na TV Record, no papel de Fausto.

Em 2009, dirigiu a peça “Afinidades Eletivas”, e em 2011, regressou a Porto Alegre e assumiu a diretoria da Casa de Cultura Mario Quintana.

Marcos Barreto faleceu em 14 de agosto de 2011, em Porto Alegre, em decorrência de um ataque cardíaco, aos 52 anos de idade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação