MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HUGO SANTANA


Hugo Santana nasceu em Palmeira dos Índios, Alagoas, em 5 de dezembro de 1936.

Foi cantor, compositor, ator e apresentador de rádio e da TV. Com três anos de idade se mudou para a capital da Paraíba, João Pessoa, e aos 16 anos, foi tentar a vida no Rio de Janeiro.

Na Cidade Maravilhosa foi entregador de pão, lavador de carros, porteiro de cinema, tintureiro e auxiliar de escritório, até conseguir cantar na Rádio Vera Cruz. No programa “Aí Vem o Pato” se classificou em segundo lugar.

Conheceu o ator Sadi Cabral que o levou para cantar no coral do Teatro João Caetano e estrear como ator na peça “Não Vou no Golpe”, ao lado de Otelo Zeloni.

Veio para São Paulo cantar em um restaurante português e ali conheceu o cantor Agnaldo Rayol que o apresentou a Cassiano Gabus Mendes que o chamou para um teste na TV Tupi. Hugou passou e assinou um contrato de dois anos.

Em 1960, apresentou o programa “Depois da Meia-Noite”, na Rádio Tupi. e a Revista do Rádio o escolheu como a revelação masculina na premiação de”Os Melhores do Rádio daquele ano.

Como cantor gravou pela Chantecler, em 1962, a guarânia “O passado não importa” e pelo sucesso da canção recebeu o Troféu Chico Viola de cantor revelação.

Na TV Tupi participou de três novelas curtas nessa época e na Rádio Tupi aprfesentou o programa “Clube de Fãs”. Da Tupi foi para a TV Record e de lá para a TV Excelsior, onde participou da novela “Corações em Conflito” em 1964, e depois de “A Outra Face de Anita”. 

Em 1965, participou da novela “A Deusa Vencida” ao lado de Glória Meneses, Édson França e Tarcisio Meira e Glória Menezes, na TV Excelsior. Participou do I Festival da Música Popular Brasileira na TV Record, em 1966, interpretando a música “Fim de Sonho” de Silvio Mazzuca.

Atuou no programa “Chico Anísio Show” no final dos anos 1960 e também na novela da TV Globo, “Anastácia, a Mulher Sem Destino”, em 1967, ao lado de Leila Diniz e Henrique Martins.

Em 1969, se mudou para a TV Jornal do Comércio de Recife, onde apresentava e cantava em um programa nas noites de sábado.  No ano seguinte estava na TV Piratini, o canal 5 da capital gaúcha, apresentando o programa “Super Sábado”. 

Em 1972, Hugo Santana se mudou para Porto Rico e se tornou cantor e produtor musical. Retornou ao Brasil dois anos depois e participou como convidado de alguns programas de televisão, principalmente o “Almoço com as Estrelas” e o “Clube dos Artistas”. 

Voltou para Porto Rico em 1976 e foi atuar no rádio, onde chegou a fazer um programa religioso e se apresentar como o pastor Hugo Santana. Outro retorno, agora definitivo, ao Brasil onde em 1980 participou como ator de um episódio do seriado “Plantão de Polícia”  e fez uma participação especial no seriado “O Bem Amado” e na novela “Chega Mais”. 

Trabalhou em seguida na Rádio Palmares, na Rádio Difusora de Alagoas e na Atalaia FM de Aracaju na década de 1980.

Faleceu em 09 de setembro de 1990, em João Pessoa, capital da Paraíba.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação