Hugo Santana nasceu em Palmeira dos Índios, Alagoas, em 5 de dezembro de 1936.
Foi cantor, compositor, ator e apresentador de rádio e da TV. Com três anos de idade se mudou para a capital da Paraíba, João Pessoa, e aos 16 anos, foi tentar a vida no Rio de Janeiro.
Na Cidade Maravilhosa foi entregador de pão, lavador de carros, porteiro de cinema, tintureiro e auxiliar de escritório, até conseguir cantar na Rádio Vera Cruz. No programa “Aí Vem o Pato” se classificou em segundo lugar.
Conheceu o ator Sadi Cabral que o levou para cantar no coral do Teatro João Caetano e estrear como ator na peça “Não Vou no Golpe”, ao lado de Otelo Zeloni.
Veio para São Paulo cantar em um restaurante português e ali conheceu o cantor Agnaldo Rayol que o apresentou a Cassiano Gabus Mendes que o chamou para um teste na TV Tupi. Hugou passou e assinou um contrato de dois anos.
Em 1960, apresentou o programa “Depois da Meia-Noite”, na Rádio Tupi. e a Revista do Rádio o escolheu como a revelação masculina na premiação de”Os Melhores do Rádio daquele ano.
Como cantor gravou pela Chantecler, em 1962, a guarânia “O passado não importa” e pelo sucesso da canção recebeu o Troféu Chico Viola de cantor revelação.
Na TV Tupi participou de três novelas curtas nessa época e na Rádio Tupi aprfesentou o programa “Clube de Fãs”. Da Tupi foi para a TV Record e de lá para a TV Excelsior, onde participou da novela “Corações em Conflito” em 1964, e depois de “A Outra Face de Anita”.
Em 1965, participou da novela “A Deusa Vencida” ao lado de Glória Meneses, Édson França e Tarcisio Meira e Glória Menezes, na TV Excelsior. Participou do I Festival da Música Popular Brasileira na TV Record, em 1966, interpretando a música “Fim de Sonho” de Silvio Mazzuca.
Atuou no programa “Chico Anísio Show” no final dos anos 1960 e também na novela da TV Globo, “Anastácia, a Mulher Sem Destino”, em 1967, ao lado de Leila Diniz e Henrique Martins.
Em 1969, se mudou para a TV Jornal do Comércio de Recife, onde apresentava e cantava em um programa nas noites de sábado. No ano seguinte estava na TV Piratini, o canal 5 da capital gaúcha, apresentando o programa “Super Sábado”.
Em 1972, Hugo Santana se mudou para Porto Rico e se tornou cantor e produtor musical. Retornou ao Brasil dois anos depois e participou como convidado de alguns programas de televisão, principalmente o “Almoço com as Estrelas” e o “Clube dos Artistas”.
Voltou para Porto Rico em 1976 e foi atuar no rádio, onde chegou a fazer um programa religioso e se apresentar como o pastor Hugo Santana. Outro retorno, agora definitivo, ao Brasil onde em 1980 participou como ator de um episódio do seriado “Plantão de Polícia” e fez uma participação especial no seriado “O Bem Amado” e na novela “Chega Mais”.
Trabalhou em seguida na Rádio Palmares, na Rádio Difusora de Alagoas e na Atalaia FM de Aracaju na década de 1980.
Faleceu em 09 de setembro de 1990, em João Pessoa, capital da Paraíba.