MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HUGO BIDET


Hugo Leão de Castro nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 05 de abril de 1934.

Sua estréia como ator foi no cinema, em 1966, no filme “O Mundo Alegre de Helô“. Se tornou um dos atores mais atuantes na nossa tela na década de 1970 e participou de mais de 30 filmes na sua carreira.

Esteve com destaque em: “El Justicero”; “Garota de Ipanema”; “Os Amores de um Cafona”; “Prá Quem Fica…Tchau!”; “Cassy Jones, o Magnífico Sedutor”; “Ainda Agarro Essa Vizinha”; “Com as Calças na Mão”; “As Loucuras de um Sedutor”; “As Massagistas Profissionais”; “Elas São do Baralho”; “Snuff, Vítimas do Prazer” e “A Noiva da Cidade“, entre outros.

Foi um dos criadores da Banda de Ipanema e também da Feira Hippie do bairro carioca, além de personagem do cartunista Jaguar (o Capitão Ipanema com o ratinho Sigmund). Morador de Ipanema, foi sempre uma figura frequente na agitação do bairro e das manifestações culturais do Rio de Janeiro da segunda metade da década de 1960. Era grande amigo de Jaguar, Leila Diniz, Ziraldo e todos aqueles que participaram do surgimento do jornal “O Pasquim“.

Ganhou o prêmio de melhor Ator da Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, em 1977, por sua atuação em “Snuff, Vítimas do Prazer“, filme de Cláudio Cunha.

Na TV trabalhou no programa de humor “Faça Humor, Não Faça a Guerra” em 1971/1972 na TV Globo, ao lado de Jô Soares e Renato Corte Real.

Ele teve uma parada cardíaca, após tentar o suicídio no Rio de Janeiro, com um tiro na boca, em 20 de abril de 1977, aos 43 anos de idade. 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação