Hélio Costa nasceu em Barbacena, Minas Gerais, em 17 de agosto de 1939.
Nessa cidade iniciou sua carreira como radialista. Mas logo achou o lugar pequeno para seu sonho. Foi para Belo Horizonte e trabalhou na Rádio Itatiaia. Voz muito boa e figura bonita também, logo foi para a TV Itacolomi, que era Emissora Associada, afiliada, à época, da Rede Tupi deRádios e Televisões.
Aí então quis voar ainda mais e mudou-se para Washington, passando a trabalhar na “A Voz da América”. Foi então convidado para implantar a sucursal internacional da Rede Globo nos Estados Unidos. E fazia constantes aparições como repórter, em matérias especiais da Rede Globo de Televisão. Fazia matérias para os programas “Globo Repórter” e “O Fantástico”. Em 1986 voltou ao Brasil e entrou na política. Foi eleito para a Assembléia Constituinte. Passou também a apresentar o programa “Linha Direta”, em sua primeira versão. Então candidatou-se a governador, por Minas Gerais, mas perdeu, com a diferença de apenas 1 porcento dos votos.
Em 1994 candidatou-se novamente, ficando em primeiro lugar no primeiro turno, masnovamente perdeu para Eduardo Azeredo, no segundo turno. Elegeu-se para deputado federal em 1988 e em 2002 ao senado. Em 2005 foi convidado por Luiz Inácio Lula da Silva para ser Ministro das Comunicações, o mesmo tendo acontecido no segundo mandado do Presidente Lula.
Hélio Costa foi responsável pela regulamentação e aprovação do sistema brasileiro de TV Digital (SDTVD) e Rádio Digital. A regulamentação aconteceu no fim de outubro de 2006, determinando que as emissoras devam entrar em teste (em alta definição). No mês de Julho de 2007, e no dia 2 de dezembro desse ano, Hélio Costa oficializará comercialmente a TV digital no Brasil. Hélio Costa é então figura proeminente do rádio e da televisão brasileiras. Énome importante também no cenário político nacional. OBSERVAÇÃO: Onome do padrão mudou para: ISDTV.