Helber Silva Rangel nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1944.
Formado em Teatro, a carreira de Helber Rangel foi mais significativa no Cinema, onde além de participar de 30 produções, ganhou premios de melhor ator em festivais pelo País.
No Cinema, o ator começou em 1973, atuando na co-produção “Joanna Francesa” de Cacá Diegues, estrelada pela francesa Jeanne Moreau. Depois atuou em muitos outros filmes, com destaque para “Os Condenados”; “A Queda”; “Perdida”; “A Volta do Filho Pródigo”; “O Bom Marido”; ”O Cortiço”; “Se Segura Malandro”; “Paula, a História de uma Subversiva”; “Os Amantes da Chuva”; “Cabaret Mineiro”; “Prova de Fogo”; “A Mulher Sensual”; “Crazy-Um Dia Muito Louco”; “Luz Del Fuego”; “O Mágico e o Delegado” e “Quincas Borba”, sua última atuação no cinema em 1987.
Em Televisão, Helber Rangel atuou apenas na Rede Globo de Televisão, onde fez as minisséries “Lampião e Maria Bonita”; “Padre Cícero” e “Anos Dourados”, além das novelas ” Sol de Verão” e “Livre Para Voar”.
Em 1979, Helber Rangel foi premiado com o Kikito, como melhor Ator, por sua participação na fita “A Volta do Filho Pródigo”. Ganhou ainda o prêmio Governador do Estado, pelo mesmo filme.
Helber Rangel faleceu em 26 de março de 2004, aos 59 anos de idade, no Rio de Janeiro, de câncer no fígado.