MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HEDY SIQUEIRA


Hedy Prudente de Toledo nasceu na capital paulista em 21 de fevereiro de 1935.

Foi atriz de Teatro, Cinema e Televisão, ora aparecendo como Hedy Siqueira e outras vezes como  Edi Siqueira.

Foi casada com o diretor de teatro Silnei Siqueira, que conheceu nos palcos, quando participava do grupo Jovens Independentes, criado por Laerte Morrone sob a direção de Maria Cândida Teixeira, e estava se apresentando na peça “Diálogo das Carmelitas”, isso em 1961.

Ela se formou na Escola de Arte Dramática da USP (EAD) e foi dirigida por Silnei Siqueira em várias peças: “Testamento do Cangaceiro”, que foi também a estreia do Chico de Assis como autor, “Fim de Papo”, “As Sabichonas”, “Este Ovo é um Galo” e “O Evangelho Segundo Zebedeu”.

Sob a direção de Antunes Filho, Hedy atuou em “Yerma”, de Garcia Lorca. Maurice Vaneau a dirigiu em “Os Ossos do Barão” e “A Escada”, de Jorge Andrade.

Casou-se em 1963, no mesmo dia em que se casaram Walderez de Barros e Plínio Marcos e Susana Vieira e Régis Cardoso. Hedy e Silnei Siqueira tiveram quatro filhos: Manuel, nascido em 1964, Gabriel, em 1969, e as gêmeas, Maria e Mariana, ambas atrizes, nascidas em 1974.

Fez muitos trabalhos no Teatro, especialmente com Paulo Autran, de quem era muito amiga, e com o qual participou de “Pato com Laranja”; “As Sabichonas”; “Macbeth”; “Feliz Páscoa”; “O Homem Elefante” e “Dr. Knok”.

No Teatro Ruth Escobar, Hedy atuou em “Lizístrata“, de Aristófanes e no Cinema, fez o filme “Macunaíma” em 1969, vivendo a noiva branca do personagem central.

Hedy Siqueira faleceu em 17 de agosto de 2012, aos 77 anos de idade, na capital paulista..

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação