MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HAROLDO BARBOSA


Haroldo Barbosa nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras, em 21 de março de 1915.

Aos sete anos mudou-se para o bairro de Vila Isabel e estudava no Colégio São Bento, sendo que a noite ia se divertir com os amigos nos bares, onde tocava cavaquinho. Aos 18 anos foi contratado pela Rádio Philips, substituindo o irmão Evaldo Ruy Barbosa, como contra-regra, no “Programa Casé”. Nesse programa participavam grandes artistas, entre os quais Noel Rosa.

Em 1934, Haroldo trabalhava no “Programa Casé” e atuava também como repórter no jornal “A Noite”. Quando o programa foi transferido para a Rádio Sociedade, Haroldo foi junto. Ali organizou a discoteca da emissora e começou a atuar como locutor. Mais tarde, fez as mesmas funções, na Rádio Transmissora, Rádio Cruzeiro do Sul, Rádio Clube do Brasil e finalmente Rádio Nacional, a líder em audiência em todo o país.

Na Rádio Nacional, Haroldo escreveu “O Grande Teatro“, de César Ladeira, que foi um dos programas de maior sucesso. Organizou uma orquestra sinfônica com 68 integrantes, que já atuavam na emissora e criou para Francisco Alves o programa “Canção Romântica”, e foi aí então que ele passou a ser chamado de “O Rei da Voz“. Também foi ele quem criou o famoso programa “Um Milhão de Melodias”.

Haroldo Barbosa era pai da novelista Maria Carmem Barbosa e faleceu em 6 de setembro de 1979, no Rio de Janeiro, de câncer no esôfago.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação