MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUERRA-PEIXE


César Guerra-Peixe nasceu emPetrópolis, cidade das serras do Rio de Janeiro, em 18 de março de 1914.Apaixonado por música, Guerra Peixe era filho de imigrantes portugueses deorigem cigana. Aos 9 anos já sabia tocar: violão, bandolim, violino, piano.Sua família também gostava de música e ele sempre viajava com os pais pelointerior do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, assistindo grupos folclóricos.Isso marcou muito sua infância. Estudou violino com o professor Gao Omacht, naEscola de Música Santa Cecília. Teve também aulas de piano com a professoraPaulina d ‘Ambrósio. Após cinco anos de estudo, recebeu medalha de ouro daAssociação Petropolitana de Letras. Ingressou depois na Escola Nacional deMúsica, onde obteve o primeiro lugar. Mudou-se então para a cidade do Rio deJaneiro e começou a tocar na noite, para sobreviver. Tocava em orquestras desalão, e também em bares e confeitarias. Entrou na Escola de Música, paraestudar:harmonia elementar, e conjunto de câmera. Começou a trabalhar comoarranjador. Foi quando leu o livro”Ensaio Sobre a Música Brasileira”,de Mário de Andrade e essa leitura influenciou muito Guerra- Peixe. Ingressouno Conservatório do Rio de Janeiro, para se aperfeiçoar em contraponto, fuga ecomposição. Foi ele o primeiro aluno a terminar o curso de composição doConservatório.

Em 1944, Guerra-Peixe entrou em contatocom o Dodecafonismo, novidade no campo da música, que foi trazido ao Brasilpelo professor Koellreuter, e que era a técnica de 12 sons , criada porSchoenberg. Até então Guerra-Peixe fazia já composições importantes,mas dentro do modelo clássico, sendo a “Suite Infantil nº 1 paraPiano”, a sua principal música dessa fase. Mas aí fez, na fasedodecafônica:”Sonatina para Flauta e Clarinete- Antinacionalista”.Depois fez: “Noneto”;”Música nº 1 Para Piano eSolo”;”Sinfonia nº 1 para Pequena Orquestra”;’O 1ºQuarteto de Cordas “;”Miniaturas para Piano”;”Trio deCordas”;”Suite Para Flauta e Clarinete”; que foi a peçaque encerrou a fase de música dodecafônica de Guerra- Peixe.

Em 1941, ainda na fase dodecafônica,Guerra-Peixe resolveu ir para o nordeste brasileiro. Queria estudar o folclorenordestino. Firmou um contrato com uma emissora de Recife e estudou tanto , quese tornou um “sulista nordestinizado”, como passou a ser chamado.Passou a conhecer o folclore como poucos. Sua música ganhou o marcatu, o coco,o xangô, o frevo. Foi ele que descobriu, por exemplo, que os passos do frevoforam trazidos pelos ciganos de origem eslava e espanhola e não pelosnegros africanos. Em 1955, como resultado de seus estudos,compôs:”Maracatus do Recife”, em 1955. E em 1960compôs”Brasília”, a mais importante obra de sua fase nacionalista.

Guerra-Peixe não foi só um grandemúsico, mas um arranjador, um professor e foi homem de televisão. Quando, em1955, Victor Costa, empresário da área da comunicação adquiriu a TVPaulista, convidou o maestro para integrar o elenco da OVC, no cargo de diretormusical. E assim Guerra-Peixe ficou sendo o principal maestro das rádiosExcelsior, Nacional e da TV Paulista, todas da mesma organização. E eleparticipava de vários programas, sendo o mais importante deles:”Quando osMaestros se encontram”.

A discografia do maestro também égrande. Ele gravou:”Jornada da Lapinha”; “Chora na Rampa”;”Cidade Maravilhosa”; “As Vassourinhas”; “Escuta,Levino/ Quarta Feira de Cinzas”; “Sambas Clássicos”;”Sedução do Norte”; “A Retirada da Laguna”.

O grande maestro Guerra-Peixe,músico, arranjador, compositor, faleceu no Rio de Janeiro em 26 de novembro de1993. O Brasil perdeu um dos seus maiores maestros de todos os tempos.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação