Gilberto Martinho de Freitas nasceu em Araranguá, Santa Catarina, em 14 de janeiro de 1927.
Ele foi o ator que fez o papel do herói infantil Falcão Negro, na versão carioca, exibida na TV Tupi do Rio. Percebendo sua forte vocação para as artes, ele mudou-se para a capital do Rio de Janeiro e iniciou seus estudos de arte dramática no Teatro do Estudante. Logo recebeu convite da grande atriz Henriette Morineau, para que ele integrasse o grupo dos Artistas Unidos. No Teatro, Gilberto Martinho trabalhou nas companhias de Bibi Ferreira e de Marlene e Luiz Delfino.
No Cinema, onde participou de 15 filmes, começou em 1951, em “Maria da Praia”, quando ganhou o Prêmio ABCC, como “Revelação do Ano”. Depois se seguiram “Ruas Sem Sol”; “Alvorada de Glória”; “O Rei do Movimento”; “Paixão nas Selvas”; “Mãos Sangrentas”; “O Grande Pintor”; “Colégio de Brotos”; “O Diamante”; “O Feijão É Nosso”; “Fuzileiro do Amor”; “O Negócio Foi Assim”; “Tudo É Música”; “Contrabando”; “O Adorável Trapalhão”e “O Pistoleiro”.
Seu grande sucesso, porém, foi na Televisão. Em 1957, ele foi escolhido para estrelar o seriado “O Falcão Negro”, na TV Tupi do Rio de Janeiro. E esse seriado foi um grande sucesso, tanto em São Paulo, com o ator José Parisi, como no Rio, com Gilberto Martinho. Os meninos imitavam o herói e o adoravam e ele ficou no ar de 1957 a 1963.
Depois disso, já em 1967, Gilberto passou a fazer muitos outros trabalhos na TV, todos eles na Rede Globo, e a primeira novela foi “Anastácia, a Mulher Sem Destino”, e depois vieram “Sangue e Areia”; “A Grande Mentira”; “Rosa Rebelde”; “Véu de Noiva”; “Irmãos Coragem”, onde viveu o inesquecível vilão Coronel Pedro Barros; “O Homem que Deve Morrer”; “Selva de Pedra”; “Uma Rosa Com Amor”; “Carinhoso”; “Fogo Sobre Terra”; “Gabriela”; “Pecado Capital”; “Escrava Isaura”; “Sinhazinha Flô”; “Maria, Maria”; “Memórias de Amor”; “Cabocla”; “ChegaMais”; “Baila Comigo”; “O Homem Proibido”; “Voltei Pra Você”; “Vereda Tropical”; a minissérie “O Tempo e o Vento”; “Roda de Fogo” e “O Salvador da Pátria”, além de algumas participações no “Você Decide”.
Gilberto Martinho faleceu em 19 de agosto de 2001, em Barra de São João, no Estado do Rio de Janeiro, em função de um câncer no pulmão, aos 74 anos de idade.