MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GILBERTO LEIFERT


O nome completo é Gilberto Carlos Leifert. Ele nasceu na capital de São Paulo, em 17 de fevereiro de 1951. É filho de Waldemar Leifert, advogado e Júlia Imam Leifert. É pai de Tiago Leifert, jornalista e apresentador da TV Globo. Gilberto Leifert é formado em Direito pela USP – Universidade de São Paulo. Inicia a trajetória na área da comunicação com treze anos, como estagiário nas redações dos jornais ”O Estado de São Paulo“ e “Jornal da Tarde”, e na “Rádio Bandeirantes”.

No início de sua carreira de advogado, trabalhou no Banco Safra, Banco Geral do Comércio e Banco Union.

Em 1980, a convite de Petrônio Corrêa, presidente do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, Gilberto Leifert foi contratado como diretor executivo daquela organização da sociedade civil recém fundada, sendo o responsável pelo início das operações do “tribunal da propaganda”. Na ocasião, a autorregulamentação era uma experiência inédita no país.
Permaneceu no cargo por cinco anos. A seguir, ainda por convite de Petrônio Corrêa, assumiu cargo de direção na MPM Propaganda, que na ocasião era a maior agência do Brasil. Depois da MPM, Leifert transferiu-se para a Semprel, agência de relações governamentais fundada pelo ex-ministro da Secom, jornalista, publicitário Saïd Farhat. Ali acompanhou as atividades da Assembleia Nacional Constituinte (1986-1988).

Por sua sugestão, emenda incorporada à Constituição de 88 (art. 22 inciso XXIX) estabelece que compete privativamente ao Congresso Nacional legislar sobre propaganda comercial (até então, iniciativas de câmaras de vereadores e assembleias estaduais poderiam inviabilizar os intervalos comerciais nacionais nas redes de rádio e TV, e mesmo a circulação nacional de revistas e jornais.)

Leifert trabalhou na Rede Globo por tinta anos. Em 1988, assume a área Relações com o Mercado, uma divisão da Superintendência Comercial. Em 2009, é promovido a diretor da Central Globo de Relações com o Mercado. As principais atribuições dessa área eram a formulação do padrão ético para os intervalos comerciais da Globo, a gestão do Programa Globo de Incentivo às Agências de Publicidade e a coordenação das ações de relações públicas dirigidas ao mercado publicitário (como o Prêmio Profissionais do Ano e o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1).

Em 1990, Gilbert Leifert passou a representar a ABERT no Conselho Superior do CONAR e em 1998 foi eleito presidente da entidade. Reconduzido por dez mandatos consecutivos, exercidos em caráter pro bono, deixou o cargo em 1998, pouco depois de se desligar da Globo em virtude de aposentadoria.
Por dois mandatos (2005-2007 e 2012-2014) representou a TV aberta perante o Conselho de Comunicação Social, órgão de assessoramento do Congresso Nacional, criado pela Constituição de 1988.

É fundador do CENP, órgão que disciplina as relações ético-comerciais do mercado publicitário por via de autorregulação.

Gilberto Leifert estreou como autor em 2021, com o livro de casos “Te Contei Essa?”

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação