Geny Almeida Prado nasceu em São Manuel, interior de São Paulo, em 14 de julho de 1918.
Foi corretora de publicidade, mas começou sua atividade artística como radioatriz e passou pelas Rádios Cruzeiro do Sul, Sâo Paulo, Excelsior e pelas Emissoras Associadas Rádio Tupi e Rádio Difusora.
Ali trabalhou em inúmeras novelas e quando veio a televisão, passou também a trabalhar nesse novo veículo de comunicação. A estréia na pioneira TV Tupi, foi na primeira semana de inauguração da mesma, ao trabalhar com Mazzaropi no programa de humor “Rancho Alegre”. Também atuou em muitos “TV de Vanguarda” e em “TV de Comédia”, escritos todos eles por Geraldo Vietri.
Quando esteve na TV Tupi, Geny Prado participou dos seriados “Os Anjos não Têm Cor”; “Miguel Strogof”; “O Palhaço”; “Os Três Mosqueteiros”;”O Pequeno Mundo de D. Camilo” e muitas novelas.
Ela tinha um jeito simples de ser, mas vocação para fazer humor. Foi por isso que Amácio Mazzaropi a escolheu para sua parceira, primeiro nos seus programas de TV e depois em seus vários filmes, sempre vivendo a esposa do Jeca.
Com Mazzaropi, Geny Prado participou de “Zé do Periquito”; “Jeca Tatu”,”O Vendedorde de Linguiças”; “Casinha Pequenina”; “O Lamparina”; “Meu Japão Brasileiro”; “O Jeca e a Freira”;”Um Caipira em Bariloche”;”Jeca Contra o Capeta”; “Aventuras de Pedro Malazarte”; “O Jeca e a Égua Milagrosa”; “Jeca e seu Filho Preto” e “Jecão….Um Fofoqueiro no Céu”. Quando Mazzaropi faleceu, ela continuou trabalhando em televisão e fez ainda várias novelas.
A atriz participou das novelas “O Direito de Nascer e “Dinheiro Vivo”, na TV Tupi; “O Todo Poderoso;” “Meu Pé de Laranja Lima”;”Jerônimo”; “O Ninho da Serpente” e “Os Adolescentes”, na TV Bandeirantes; e outras. Fez ainda aparições em filmes como “A Marvada Carne“.
Geny se casou, teve um filho, mas veio a se divorciar Estava sozinha com o filho já adulto, quando adoeceu, e ficou em cadeira de rodas, num apartamento que era seu, numa travessa da Avenida Faria Lima.
Geny Prado veio a falecer em São Paulo, em 17 de abril de 1998, aos 79 anos de idade. Ela tinha câncer de mama.