MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DRÁUZIO VARELLA


Dráuzio Varella nasceu na capital paulista, em 3 de maio de 1943. Descendente de galegos e de portugueses, estudou medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especializou-se em oncologia. No começo da década de 70, ele iniciou um trabalho com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante vinte anos, Dráuzio Varella dirigiu o serviço de imunologia do Hospital do Câncer de São Paulo . E de 1990 e 1992, o serviço de câncer do Hospital do Ipiranga.

Dráuzio Varella deu aulas em várias faculdades do Brasil e do exterior.Foi professor do Memorial Hospital de Nova Iorque, a Cleveland Clinic; no Instituto Karolisnka de Estocolmo; na Universidade de Hiroshima e no National Cancer Institute, em Tóquio, Japão.

Além do câncer, Dráuzio Varella também dedicou-se a estudar a AIDS, especialmente o sarcoma de Kaposi. Em 1989, iniciou um trabalho no Carandiru,que é a Casa de Detenção de São Paulo, onde investigava a prevalência da AIDS nos detentos. Até 2002, quando o presídio foi desativado, Dráuzio Varella trabalhou como médico voluntário no presídio. Chegou a criar uma revista em quadrinhos, onde explicava sobre a prevenção da doença.

Em 1986, sob a orientação do radialista Fernando Vieira de Mello, Varella iniciou campanhas das emissoras de rádio, com o intuito de esclarecer a população sobre a AIDS. Assim ele começou a trabalhar na Jovem Pan e na 89 FM de São Paulo. Seu trabalho mais conhecido em televisão é o da Rede Globo, onde apresenta várias séries no ” Fantástico”, falando sobre tabagismo, doação de órgãos, gravidez de adolescentes,obesidade, etc. Seus quadros são muito apreciados. Ele trabalha também no Canal Universitário e na TV Senado.Tornou-se um verdadeiro comunicador.

Dráuzio Varella é também escritor.Tem livros publicados para adultos e para crianças. Seu livro ” Carandiru” virou best-seller, recebeu o “Prêmio Jabuti ” e foi adaptado para o cinema, num filme que fez muito sucesso. A direção foi Hector Babenco. Seu outro livro: ” Nas Ruas do Brás”, ganhou prêmio da Feira Internacional de Bolonha, na Itália e também na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 001. O livro: ” Florestas do rio Negro” foi indicado para o “Prêmio Jabuti,” em 2001. Dráuzio Varella publicou vários outros livros.

Dráuzio Varella é casado com a atriz Regina Braga, que é mãe do também ator Gabriel Braga Nunes.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação