MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DOMINGOS MONTAGNER


Domingos Montagner Filho nasceu na capital paulista, no bairro do Tatuapé, em 26 de fevereiro de 1962.

Ele foi artista circense, palhaço, ator, dramaturgo e produtor.

Antes de ser ator, ele trabalhou como office boy e arquivista em uma empresa de engenharia. Foi atleta de handebol no Sport Club Corinthians Paulista e chegou a ser segundo tenente do Exército Brasileiro e professor de Educação Física.

Aos 27 anos de idade ele resolveu ser ator e palhaço e fez um curso de interpretação com a atriz Miriam Muniz. Criou o Grupo Pia Fraus de Teatro e também estudou dança com Ruth Rachou e Denito Gomes.

Iniciou o “Circo Escola Picadeiro”, em 1989, ao lado de Fernando Sampaio, desenvolveu técnicas circenses, principalmente as aéreas, e o trabalho de se tornar um palhaço, com o Palhaço Picolino. Começou a fazer apresentações de rua, e em 1997, ele e Fernando oficializaram o “Grupo LaMínima“.

Nos palcos Domingos Montagner se destacou em espetáculos como “Piratas do Tietê”; “A La Carte”; “Luna Parke; “O Médico e os Monstros” e “A Noite dos Palhaços Mudos”, com o qual ganhou o Prêmio Shel de Teatro, em São Paulo, como Melhor Ator, além do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro.

Na TV ele estreou em 1995, na novela “Tocaia Grande”, na TV Manchete, em um pequeno papel, e dois anos depois foi para a TV Record, onde atuou em “Canoa do Bagre”; “Marcas da Paixão” e “Vidas Cruzadas”. Em 2007, ele fez parte do elenco do seriado “Mothern” no Canal GNT, e em seguida atuou nos seriados “Força Tarefa” e “Divã”, ambos na TV Globo.

Foi depois do Prêmio Shel de Teatro que ele chamou a atenção dos diretores de TV e assinou um contrato com a TV Globo para defender um dos principais papéis da novela “Cordel Encantado“, o do temido cangaceiro Herculano.

No início de 2012, foi protagonista da minissérie “O Brado Retumbante”, em que interpretava o Presidente da República, e teve um personagem de destaque na novela “Salve Jorge“. Em 2013, atuou na novela das 18 horas, “Jóia Rara“.

Em 2015, Montagner fez o principal papel masculino da novela “Sete Vidas“, e em 2016, estrelava a novela “Velho Chico”, de Benedito Ruy Barbosa, na TV Globo, quando uma tragédia acabou com sua brilhante carreira.

No Cinema ele participou de 20 filmes, com destaque para “Através da Janela”, o primeiro em 2000, e também em “A Partilha”; “A Paixão de Jacobina”; “Garotas do ABC”; “A Erva do Rato”; “É Proibido Fumar”; “Segurança Nacional”; “Gonzaga de Pai para Filho”; “A Grande Vitória” e “Bingo, o Rei das Manhãs”.

Domingos Montagner gravava a novela “Velho Chico” em Sergipe, e em uma folga das gravações da novela, que já estava próxima do seu final, o ator, acompanhado da atriz Camila Pitanga, foi tomar um banho no Rio São Francisco, na região de Canindé de São Francisco, e acabou se afogando. Seu corpo foi localizado horas depois preso às pedras, perto da Usina de Xingó. Ele faleceu em 15 de setembro de 2016, aos 54 anos de idade, deixando esposa e três filhos, e uma carreira que estava em ascensão.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação