MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DILMA LÓES


Dilma Lóes nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 22 de julho de 1950. É filha dos atores Urbano Lóes e Lydia Mattos. Ela também é atriz e é também roteirista de cinema, diretora e produtora.

Seu primeiro filme foi uma produção francesa, chamada: “Globbe Trotter”, em 1968. O segundo também, no mesmo ano,foi um produção da Universal Pictures, com Vic Morrow e Edmond Obrain.

No cinema brasileiro, Dilma começou em 1969, fazendo: ” Meu Nome é Lampeão” e ainda, no mesmo ano: “Rio dos Diamantes”. Em 1970, participou de três filmes: ” Parafernália, o Dia da Caça”; ” Vida e Glória de Um Canalha” e ” Ascenção e Queda de um Paquera”.Em 1971, apareceu em: ” Quando as Mulheres Paqueram”. Em 72, fez dois filmes: ” O Grande Gozador” e ” Revólveres Não Cospem Flores”. Em 73: “Como è Boa a Nossa Empregada”. Em 74: ” Essa Gostosa Brincadeira a Dois”. Em 1975: ” Os Maníacos” e em 1978: ” A Volta do Filho Pródigo”. Em 2006, já de volta ao Brasil, foi havia morado muitos anos nos Estados Unidos, participou do filme: ” Cafuné”

Depois Dilma enveredou para trabalhos atrás das câmeras. Foi diretora do média-metragem: ” Só o Amor Não Basta”, que lhe valeu um prêmio no Festival de Brasília, no Festival de Fortaleza e no Festival de Stutgart , na Alemanha.

Além disso foi continuísta, montadora, diretora de arte, produtora, produtora executiva, sonoplasta, figurinista.

Em 1988, ela dirigiu e produziu o documentário: ” Quando o Crioulo Dança”, com o qual ganhou Medalha de Bronze, no Festival de Nova York, em 89. Dez anos depois,em 1998, o Ministério da Educação do Brasil, comprou 3000 cópias desse documentário e os distribuiu para treinamento, de professores da rede pública do país. Hoje faz parte de inúmeras videotecas de universidades.

Dilma Lóes morou por muitos anos nos Estados Unidos.( De 1993 a 2005). E ali teve uma empresa de exportação, além de escrever para jornais e também trabalhou na HBO, criando traillers para filmes que iriam passar no Brasil.

Mas Dilma Lóes não se dedicou só ao cinema. Fez também televisão. Em 1967, fez: ” O Doce Mundo de Guida”, na antiga TV Tupi. Depois, já na Globo, fez em 1970: “Pigmaleão 70” e em 1973: “O Bem Amado”.

Dilma Lóes foi casada com o cineasta Di Mello, e eles tiveram a filha Vanessa Lóes, que também é atriz. Depois se casou com Fernando Leporace e eles tiveram um filho.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação