MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DELIS ORTIZ


Delis Ortiz nasceu no dia 5 de junho de 1963, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Ela é filha do venezuelano naturalizado brasileiro Alfredo Ortiz, que foi funcionário do departamento Nacional de Estradas de Rodagem- DNER e da enfermeira Zila Lima Ortiz; Delis formou-se em Jornalismo, numa faculdade particular em Brasília e trabalhou no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- INCRA, para poder custear seus estudos. Esse trabalho lhe proporcionou viagens pelo Brasil e muitas experiências que lhe valeram na carreira de jornalista.

Sua carreira começou logo após formada, quando foi ser repórter no SBT- Brasília. Ficou seis anos nessa emissora, acumulando sua função no Incra. Apareceu no jornal: “ Noticentro”, cobrindo assuntos da periferia de Brasília. Depois foi para o “ Telejornal Brasil”, sempre do SBT, ao lado de Boris Casoy e Tonico Ferreira.. Em seguida começou a cobrir política.

No final de 1990, foi convidada por Alberico de Sousa Cruz, da TV Globo, para ser repórter do “ Jornal Nacional”, pois o jornalista Álvaro Pereira saiu, e se candidatou a deputado federal. Delis começou em 1991, logo após o início da crise do governo Collor. A cobertura dessa crise marcou muito a carreira de Delis Ortiz. , Em seguida, cobriu o lançamento do Plano Real . Cobriu a posse de Fernando Henrique Cardoso, e acompanhou várias de suas viagens. A partir de 1995, quando Evandro Carlos de Andrade entrou na Globo, Delis continuou cobrindo política na capital federal. Fez várias outras matérias importantes, como o assassinato do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos.

Em 98, cobriu a reeleição de FHC, a cassação do senador Luiz Estevão e do deputado Hildebrando Pascoal, a CPI de Narcotráfico, em 2000. Novamente cobriu eleições presidenciais, a posse de Luiz Inácio Lula da Silva e também a sua reeleição. Em 2004, fez grande matéria sobre abuso sexual de crianças, para o “ Globo Repórter”. Suas matérias gravadas no Paraguai, Rio Grande do Sul e Ceará, lhe deram o Vll Prêmio Imprensa Embratel, de 2005, como a Melhor Jornalista do Ano.

Delis Ortiz cobriu a trajetória de Dilma Rousseff, desde ministra da Casa Civil do governo Lula, até sua posse como 1ª mulher eleita presidente do Brasil.

Em 2011, Delis Ortiz passou a ser correspondente da TV Globo para a América Latina, baseada em Buenos Aires, mas cobrindo todos os demais países, fazendo sempre grandes reportagens.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação