MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DÉCIO OTERO


Décio Otero nasceu na cidade de Ubá, Zona da Mata de Minas Gerais, em 1951. Fez seus estudos de dança com Carlos Leite, no ” Ballet de Minas Gerais”.Em 1956 ingressou no corpo de baile do ” Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde chegou a ser primeiro bailarino.

Em 1959, recebeu o prêmio ABCT, como ” Bailarino Revelação”. Nesse mesmo ano percorreu todo o Brasil, ao lado de Margot Fonteyn e Michael Sommes.Em 1960 ele ganhou todos os prêmios da crítica do Rio de Janeiro.Esteve depois em Geneve, na Suiça. onde dançou em papeis de destaque. Depois esteve na Alemanha, e atuou na ” Ópera de Colônia”. Fez a seguir o filme de dança: ” The King”, na Dinamarca.Depois se transferiu para a” Ópera de Frankfurt”, como primeiro bailarino. Em 1970 retornou ao Brasil.

Em 1971, junto com Marika Gidali fundouo ” Ballet Stagium” que veio a ser famoso, e existe até hoje,, estando agora com mais de 35 anos de existência. Em 1972, ele faz excursão a Buenos Aires, com o “Ballet Stagium”. Em 1974, Décio ganhou o prêmio da APCA, como Melhor Bailarino. Em 1975, foi aos Estados Unidos e em 77, ao México. Depois esteve em Paris, no Theatre Champs Elisée, tendo sido chamado de ” O Mais Representativo Coreógrafo Brasileiro.” Depois, no Brasil, esteve com Marika Gidali, que já era sua esposa, no Xingu. Eles foram assistir ao ” Quarup”, cerimônia fúnebre indígena e também as danças das tribos. De 1980 a 2003, Décio Otero fez inúmeras viagens internacionais e ganhou incontáveis prêmios, como bailarino e coreógrafo.Visitou a América Latina por cinco vezes. Visitou também países , como: Itália, Suiça, Cuba, Hungria. Espanha, Chile, França. Esteve também no Japão, a convite do governo daquele país.

Décio Otero recebeu inúmeros prêmios, inclusive um da UNESCO. Dentre seus prêmios, salienta-se o “Prêmio de Ordem do Mérito Cultural”, em 2005, por relevantes serviços prestados à cultura brasileira.

Décio Otero também é autor de vários livros. Escreveu:” Stagium, a Paixão da Dança”; ” Marika Gidali, Singular e Plural”.

Ele também coreografou muitas peças de teatro, como: ” A Que Pontos Chegamos”; ” Voltaire, Deus Me Livre e Guarde”. Além disso ele é autor de mais de cem coreografias. Junto com Marika Gidali ele dirige o “Projeto Professor Criativo”.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação