Chicharrão é o nome do palhaço José Carlos Queirolo. Ele nasceu em 1889, em Bagé, no Rio Grande do Sul. É da família de circenses de nome Queirolo. É pai de Torresmo, palhaço que foi importante no início da Televisão Tupi de São Paulo, em 1950. A história dessa família começou na Itália, ou melhor em Gênova, mas por motivos da política do país, eles emigraram para a Argentina, na América do Sul. E aí começaram a fazer circo. Mas José Carlos nasceu no Brasil, embora seus irmãos tenham nascido ou na Argentina, ou no Uruguai. Os Irmãos Queirolo ficaram famosos como acrobatas.
José Carlos, porém , preferiu participar da parte teatral das apresentações. E escolheu o nome “Chicharrão”. Com o circo “Irmãos Queirolo”ele percorreu todo o Brasil, capitais e mesmo cidades do interior. A inauguração da troupe se deu a 14 de janeiro de 1917, na Praça Sanz Peña, na capital da república, que era a cidade do Rio de Janeiro. Mas o grupo depois se dividiu e a seu modo, cada um con tinuou a tradição circence da família. José Carlos compôs o Palhaço Chicharrão, e suas vestimentas eram: casaco e calças muito maiores do que ele, bengala grande, que o acompanhou sempre, sapatos 84, um carrinho de madeira, à qual deu o nome de ” Barata Surumbática”, que era puxado por um cachorro, que ia sempre atrás de um osso, tudo feito estrategicamente e com muito apoio do público.
Quando as emissoras de televisão foram inauguradas em São Paulo, o circo ganhou um espaço para se apresentar. E assim todos os Queirolo trabalharam tanto na TV Tupi, como na TV Paulista, como na TV Excelsior, isso já na década de 60, onde Chicharrão teve um programa próprio.
O mestre Chicharrão, como é chamado por toda a família circense, faleceu em São Paulo, aos 93 anos, em 28 de janeiro de 1982.