MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BILLY BLANCO


O nome completo do músico Billy Blanco era Willian Blanco Abrunhosa Trindade Ele nasceu em Belém do Pará, em 8 de maio de 1924 e faleceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 2011. Ele era além de músico e compositor, arquiteto e escritor.

Desde menino , gostava de música. Mas por ser de família culta e ele próprio também bastante estudioso, tinha o cuidado de fazer letras elaboradas, temas bem cuidados, nas suas composições. Nos anos 40, quando já estava estudando engenharia, resolveu mudar-se para a capital paulista e entrar em arquitetura, que era a faculdade de seu gosto. Matriculou-se no Mackenzie College, em 1946, mas decidiu-se então por ir para o Rio de Janeiro e fez curso de arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Belas Artes do Rio, tendo se graduado em 1950.

Logo começou a compor e seu estilo sincopado e apurado, começando a chamar a atenção de cantores e compositores da época. Em 1951, gravou sua primeira canção, que foi: ” ” Pra Variar”. Nos anos 50, gravaram suas músicas, os cantores: Dick Farney, Lúcio Alves, João Gilberto, Dolores Duran, Silvio Caldas, Nora Ney, Jamelão, Elizeth Cardoso, Dóris Monteiro, Os Cariocas, Pery Ribeiro, Miltinho, Ellis Regina, Hebe Camargo, enfim, a ” nata” dos cantores da época. Mas seu primeiro grande sucesso, foi a música: ” Estatuto da Gafieira” e foi gravada por Inezita Barroso.

Teve também grandes parceiros, como: Baden Powell, em ” Samba Triste”; Tom Jobim, em ” Sinfonia do Rio de Janeiro”;João Gilberto, em ” Descendo o Morro” , ” A Montanha” e ” O Morro”, onde eles, que eram “doutores do asfalto” homenageavam os homens simples, os ” doutores do morro”, Com o violonista Sebastião Tapajós, Billy fez nada menos que 56 parcerias. Ao todo Billy Blanco fez 500 músicas, sendo 300 gravadas.

Seus maiores sucessos foram: ” Mocinho Bonito”, ” Tereza da Praia”, ” Sinfonia Paulistana”, ” Sinfonia do Rio de Janeiro”; ” Samba do Morro”;” Samba Triste”;” Pra Variar”; ” Canto Livre”, ” Hino Ao Sol”; ” Matei-me no Trabalho”; Samba do Amanhã”; ” Noites do Rio”; ” Arpoador”; ” Estatuto da Gafieira”; ” Descendo o Morro”;”Piston da Gafieira”; ” Viva Meu Samba”; ” A Banca do Destino”; ” Lágrima Flor”; ” Rio dos Meus Amores”; ” Canto Chorado”, ” Tema de São Paulo” e muitos mais.

Todos os críticos sempre o elogiaram. O jornal ” O Estado de São Paulo” identifica o refrão da música: “Tema de São Paulo”, como o que mais define o paulistano. Desde o ano em que foi concluída a suíte: “Sinfonia Paulistana”, da qual o ” Tema de São Paulo” é a música mais famosa, ela faz parte da trilha sonora do programa: ” Jornal da Manhã”, da Rádio Jovem Pan e é conhecida por todo o povo brasileiro.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação