MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BILL FARR 


Antônio Medeiros Francisco nasceu em Sapucaia, no Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1925.

Ele passou a infância em Petrópolis, e quando terminou seu curso científico, ingressou na carreira artística. Como Bill Farr foi cantor, ator, radioator e radialista.

Foi crooner no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, onde interpretava músicas brasileiras e internacionais. Depois, com ajuda de César de Alencar, passou a atuar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, onde participou dos programas “Gente Nova” de Celso Guimarães; “Programa César de Alencar”; “Um Milhão de Melodias” e “Orquestra Melódica”. Também integrou a orquestra de Ferreira Filho, como crooner.

Gravou seu primeiro disco em 1952, pela Sinter. Tinha “Abraça-me” de Luís Bittencourt e “Depois do Amor”, de José Maria de Abreu e Oswaldo Santiago. Nesse ano também foi lançado como galã de Cinema, em “Barnabé, Tu és Meu”; “Carnaval Atlântida”; “Malandros em Quarta Dimensão”; “Sinfonia Carioca” e “Guerra ao Samba”. Gravou com Emilinha Borba e lançou o samba de Luís Antônio, “Mulher de Trinta”. Mas em 1961, largou tudo para trabalhar na área de comércio exterior, em Madri, na Espanha.

Em 2006, por ocasião dos 70 anos da Rádio Nacional, já com quase 81 anos, ele participou das comemorações, ao lado de colegas como Marlene, Jorge Goulart, Ademilde Fonseca e dos radialistas Daisy Lúcidi e Gerdal dos Santos. Ele namorou com a cantora e atriz Mary Gonçalves (1951/1953) e com a cantora Ester de Abreu (1957).

Bill Farr faleceu no Rio de Janeiro, em 13 de setembro de 2010, pouco antes de completar 85 anos de idade.

 

 

 

M.A.Z./ 28-11-2021

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação