MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AUGUSTO OLIMPIO


Augusto Olimpio de Moraes Guimarães Neto nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 1943.

Começou no Teatro em 1968, na peça “Ralé” e também atuou em “Antígona”; “O Jogo Perigoso”; “Romeu e Julieta”; “O Marido Vai à Caça”; “Mais Quero Asno que me Carregue, Que Cavalo que me Derrube” e “O Estranho Casal”.

Durante toda a sua carreira na Televisão ele foi contratado da Rede Globo de Televisão, onde estreou em 1972, na novela “Bicho do Mato“, e depois fez “Comédia Especial”; “A Patota”, até chegar em “O Bem-Amado”, onde viveu o divertido cabo Ananias. Em seguida vieram “Saramandaia”; “Duas Vidas”; “Maria, Maria”; “Sinal de Alerta”; “Cabocla”; “Chega Mais”; “Final Feliz”; “Champagne”; “O Tempo e o Vento”; “Sinhá Moça”; “O Outro”; “Sassaricando”; “Fera Radical”; “Vida Nova”; “Tieta”; “Gente Fina” e a minissérie “La Mamma. 

Ainda na TV ele participou de programas humorísticos e seriados na TV Globo. Seu primeiro papel foi de Beijoca, no programa “Chico City”, mas também esteve em “Azambuja e Cia”; “Os Trapalhões”; “Brasil 78”; “Brasil Pandeiro”; “Chico Total”; “As Aventuras do Tio Maneco”; “Sítio do Pica-Pau Amarelo”; “A Turma do Pererê” e “Mário Fofoca”.

No Cinema, o ator esteve em “Ipanema Toda Nua” em 1971; “O Pai do Povo”, que foi dirigido por Jô Soares em 1976; “A Noiva da Cidade” em 1978; “Amante Latino” em 1979 e “O Coronel e o Lobisomem”, em 1979.

Augusto Olimpio morreu vítima de um câncer na próstata, em  07 de janeiro de 1993, com apenas 49 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação