MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARY BARROSO


Ary de Resende Barroso usou sempre o nome de Ary Barroso, com o qual ficou nacional e internacionalmente famoso. Ele nasceu na cidade de Ubá, em Minas Gerais, em 9 de fevereiro de 1903. Era filho do deputado estadual João Evangelista Barroso e de dona Angelina de Resende. Em 1911,seus pais foram vítimas de um desastre e o menino ficou órfão, passando a morar com a avó, Gabriela Augusta de Resende, que o criou, auxiliada pela irmã, Rita Margarida de Resende, que era professora de piano e tanto a avó, como a tia, o queriam fazer padre. Era bem pequeno quando, ao lado dos estudos curriculares, estudou com a tia Ritinha: piano, solfejo e teoria musical. Aos doze anos já era pianista auxiliar do Cine Ideal, de Ubá..

Em 1918, com quinze anos, Ary Barroso compôs o cateretê: ” De longe” e a marcha: ” Ubaenses Gloriosos”. Em 1920, o garoto mudou-se para o Rio de Janeiro e em seguida matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mas largou a faculdade logo no segundo ano, pois gostava da vida boêmia. Começou então a fazer músicas , para os filmes mudos do Cine Íris. Em 1923, ele ingressou na orquestra do maestro Sebastião Cirino. Em 1926, Ary Barroso retomou seus estudos de Direito, sem deixar a profissão de pianista. Em 1928, foi contratado pela orquestra do maestro Spina, de São Paulo. e fez uma temporada em Santos e Poços de Caldas. Resolveu dedicar-se inteiramente à composição e nesse ano fez: ” Amor de Mulato”,” Cachorro Quente”, ” Oh! Nina”, essa em parceria com Lamartine Babo, que era seu colega da Faculdade de Direito. Em 1929, recebeu seu diploma de bacharel, mas o que lhe interessou mais foi que seu colega da faculdade e amigo, o cantor Mário Reis gravou suas músicas:” Vou à Penha” e ” Vamos Deixar de Intimidades”, que se tornaram seus primeiros sucessos. Em 1930, Ary entrou num concurso promovido pela Casa Edson e obteve o primeiro lugar, com a música:”Dá Nela”. Com o dinheiro do prêmio, ele então realizou um projeto pessoal: casou-se com Ivone Belfort de Arantes.

Em 1931, veio seu primeiro grande sucesso, que foi a música: ” A Grota Funda”, que teve sua letra modificada por Lamartine Babo e que é cantada até os dias atuais, com o nome de: ” No Rancho Fundo”.

Em 1932, Ary entrou para a Rádio Philips, onde foi ser pianista, mas logo ficou sendo também locutor esportivo, humorista e animador. Em 1934, ele passou para a Rádio Cosmos de São Paulo e lançou o programa: “Hora H”. Em 1935, levou esse programa para a Rádio Cruzeiro do Sul, do Rio de Janeiro. E em 1937, lançou o programa: “Calouros Em Desfile”, que fez um enorme sucesso e onde Ary obrigava os calouros a só cantarem música brasileira. Anos mais tarde, esse programa foi para a Televisão Tupi. Em 1938, Ary Barroso passou para a Rádio Tupi, como locutor, comentarista, humorista e ator.

Em 1939, ele lançou o espetáculo: “Joujou e Balangandans”, de Henrique Pongetti, que foi repetido inúmeras vezes por vários cantores e humoristas . Foi nesse espetáculo, que Ary Barroso lançou sua música de maior sucesso:” Aquarela do Brasil”.

Em 1944, Ary Barroso foi pela primeira vez aos Estados Unidos e compôs para o filme: ” Brasil”, a música “Rio de Janeiro”, que foi indicada ao prêmio Oscar, como Melhor Música. Ele recebeu o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood, pela trilha do longa-metragam: “Você Já foi À Bahia?”, de Walt Disney.

Ary Barroso compôs músicas de estilos variados, como : choro, xote, fox trote, samba.Dentre suas canções mais famosas estão:”Os Quindins de Yayá”, ” Boneca de Piche”,”Tabuleiro da Baiana”.” Aquarela do Brasil.”

Em 1946, Ary Barroso ingressou na política e foi eleito como segundo mais votado no Rio de Janeiro.

Em 1955, ao lado do grande maestro Villa-Lobos, Ary recebeu a “Ordem do Mérito”, no Palácio do Catete, das mãos do Presidente da República Café Filho.

Em 1961, Ary adoeceu de cirrose hepãtica e mudou-se para um sítio em Araras. Melhorou, voltou a comandar e apresentar seu programa:” Enconto com Ary”, mas em 63 tem nova crise hepãtica.

Ary Barroso, o nome brasileiro do meio artístico mais conhecido no Brasil e no exterior, veio a falecer em 9 de fevereiro de 1964.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação