Antônio Carlos Nóbrega é o nome inteiro do artista Antônio Nóbrega. Ele nasceu na cidade do Recife, capital de Pernambuco, em 2 de maio de 1952. Estudou no Colégio Marista do Recife. Aos 12 anos ingressou na Escola de Belas Artes do Recife. Foi aluno do violonista Luís Soler,catalão e estudou canto lírico com Arlinda Rocha.
Começou sua carreira na Orquestra de Paraíba, em João Pessoa, onde ficou até o final da década de 60. Fez apresentações como solista. Ao mesmo tempo, Antônio Nobrega gostava de música popular e ouvia muito rádio. Amava Beatles, Jovem Guarda, MPB, Caetano Veloso, Edu Lobo e outros.
Em 1971, o poeta e dramaturgo Ariano Suassuna procurava um violinista, para formar o ” Quinteto Armorial” Ouviu Nóbrega tocando num concerto de Bach e o convidou. Isso mudou completamente a vida de Antônio Nóbrega.
Nóbrega passou a ter muito contato com a cultura popular. Conheceu as brincantes de caboclinho, de cavala marinho, e vários outros. E criou então a arte popular com sofisticação. É um homem dos sete instrumentos. Sabe cantar, dançar, tocar bateria. rebeca, violão.
Ralizou espetáculos no Rio de Janeiro, e São Paulo, sendo os mais importantes; “Figural” e ” Brincante”. O nome desse é uma alusão ao carnaval pernambucano e um trocadilho com o frevo. Em ” Figural” ele aparece sozinho no palco e explora várias formas de arte. Toca frevo, com uma orquestra de sopro, com um regional. Dança, mostra várias formas de dançar frevo e chama o público todo para dançar, fazendo uma ciranda de frevo. É um espetáculo de frevo.
Embora não seja muito conhecido do público em geral, seus espetáculos são incrivelmente concorridos.
Seus discos: Em 1983: ” Brincadeiras de Roda , estórias e canções de ninar”. Em 1996: ” Na Pancada do Ganza”. Em 97: ” Madeira que Cupim Não Rói”. Em 98: ” Pernambuco Falando Para o Mundo”. Em 2001: ” O Marco do Meio Dia”. Em 2002: ” Lunário Perpétuo”. Em 2005: ” Nove de Frevereiro- Vol 1″. Em 2006: ” Nove de Frevereiro -Vol 2″. Além de CDS, Antônio Nóbrega também já produziu 2 DVDs.