Joaquim dos Santos Bonifácio nasceu em Recife, capital de Pernambuco, em 12 de julho de 1945.
Adotou o nome artístico de André Valli e começou sua carreira nos palcos, em 1965, na peça “Pena ela ser o que é“, se destacando em 1967, no espetáculo “A Casa de Chocolate” e depois, no ano seguinte, nas montagens de “Galileu Galilei” e na polêmica “Roda Viva”, de Chico Buarque. No Teatro atuou ainda com destaque em “A Vida Escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato”; “Botequim”; “O Ministro e a Vedete”; “Reveillon”; “O Jardim das Cerejeiras”; “A Prima Dona”; “Charity, Meu Amor”; “O Doente Imaginário”; “Toda Nudez Será Castigada”; “Os Sete Gatinhos”; “Bonitinha, Mas Ordinária”; “Alta Sociedade” e “Pinóquio”, vivendo o Gepeto.
André Valli chegou na Televisão em 1969, quando participou do elenco da novela “Super Plá” na TV Tupi e foi para a TV Globo em 1971, atuar na novela “O Cafona” e depois no programa “Comédia Especial”, e em 1973, viveu o Ernesto, o sacristão da novela “O Bem Amado”. A seguir, ainda na TV Globo, ele atuou nas novelas “Escalada”; “O Noviço”; “Pecado Capital”; “O Feijão e o Sonho” e “Escrava Isaura”.
Em 1977, e por quase dez anos, ele ficou no seriado “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, apresentado pela TV Globo, e se consagrou com o personagem Visconde de Sabugosa. Em 1979, participou do seriado “Malu Mulher” e do seriado “Plantão de Polícia“. Voltou para as novelas em 1986, no remake de “Selva de Pedra”, vivendo o personagem Pipoca e depois atuou em “Direito de Amar”; “O Primo Basílio”; “Pacto de Sangue”; “Gente Fina”; “O Portador”; “Salomé” e “Despedida de Solteiro”.
Ele se transferiu para a TV Manchete em 1994 e participou da novela “74.5: Uma Onda no Ar”, voltando em 1996 para a TV Globo para fazer o “Você Decide” e depois a novela “Quem è Você?“. Também atuou nas novelas “Zazá”; “Malhação 1998”; “Força de um Desejo”; o remake de “Pecado Capital” “Laços de Família”; “Brava Gente”; “O Beijo do Vampiro”; “Senhora do Destino” e”Hoje é Dia de Maria”.
André Valli foi para a TV Record em 2006, viver o personagem Gasolina na novela “Cidadão Brasileiro” e depois o Berloque de “Vidas Opostas’, na mesma emissora, em um papel de destaque, pela sua interpretação sui-generis.
Ele também foi presença constante no Cinema, onde participou de “O Lobisomem, o Terror da Meia-Noite” e “As Mulheres que Fazem Diferente” em 1974. No ano seguinte esteve em “O Casamento“, e em 1976, em “O Vampiro de Copacabana“. Atuou ainda em “Tieta do Agreste”; “O Viajante”; “Xuxa e os Duendes”; “Maria, Mãe do Filho de Deus” e “Vestido de Noiva”, em 2006.
O ator foi também assistente de direção de Marília Pera, no Teatro Casa Grande. Também colaborou em vários musicais, onde mostrou toda a sua versatilidade e sua veia histriônica.
André Valli faleceu em 20 de junho de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, aos 62 anos de idade, vitimado por um câncer no pâncreas.