MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AIMÉE


Haidée Salles Lemos, que artisticamente se transformou apenas em Aimée, nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 2 de agosto de 1923.

Muito jovem foi para a cidade do Rio de Janeiro e começou a estudar teatro e a procurar oportunidades de trabalho. E aí foi escolhida para participar da peça do clássico escritor francês Moliére, “O Avarento“. Foi trabalhar ao lado de Dulcina de Moraes, grande estrela da época. E Aimée não parou mais. Ao lado de Procópio Ferreira, o maior nome do teatro de então, foi precursora do “vaudeville” no país.

Depois Aimée se ligou a Joracy Camargo e fundou sua própria companhia e se dedicou às comédias ligeiras, levemente maliciosas e sempre engraçadas. O chamado “teatro de qui-pró-quo”, surpresas e tiradas que arrancavam gargalhadas do público. Com o marido, o radialista Carlos Frias, ela criou a Companhia de Comédias Aimée, e se tornou a Rainha do Teatro Brejeiro.

Aimée também se ligou à Televisão. Seus espetáculos aconteciam no Teatro Rival e, depois de pouco tempo, começaram a ser transmitidos pela TV Tupi, do Rio de Janeiro. Ela também fazia  parte do “Grande Teatro Tupi”, que acontecia tanto no Rio, como em São Paulo, e era transmitido sempre no dia da folga dos atores no teatro, para que eles pudessem participar da televisão.

A atriz ainda fazia, além dos vesperais aos sábados e de duas sessões aos domingos, uma apresentação para crianças. Fez muito sucesso com a peça “A Menina Sem Nome”, de autoria de Guilherme Figueiredo, com direção de Maurício Shermann, em 1956.

Aimée também atuou em Cinema, onde fez os filmes “Sob o Domínio do Sexo”; “Folias Cariocas”; “O Homem que Chutou a Consciência” e “Corações Sem Piloto”.

Aimée morreu de câncer, aos 80 anos de idade, no Rio de Janeiro, em 5 de setembro de 2003.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação