Abril Vídeo na Gazeta

Consolidada como editora de revistas a Abril sonhava com um canal de televisão. A ideia era comprar uma rede. Tentou ficar com o espólio da TV Tupi, mas não deu certo. Silvio Santos e Adolfo Bloch foram escolhidos pelo governo e dessa manobra surgiram o SBT e a Manchete. O grupo mudou de estratégia e criou, em 1983, uma produtora independente, a Abril Vídeo.

Com um investimento de US$ 1 milhão, fez um contrato de aluguel de 2 horas diárias no horário nobre da TV Gazeta, alugou 2 andares do edifício Cásper Libero, contratou cerca de 80 profissionais e no dia 11 de agosto de 1983 estreou sua programação. A lista de atrações era grande!

“São Paulo na TV“, que ia ao ar de segunda a sexta das 20h30 às 21h30, era um programa de variedades apresentado por Paulo Markun e Silvia Poppovic. Entre os vários quadros do programa havia “O Assunto É” com Helena Grammont, “Caso Polícia” com Caco Barcelos, “Carro e Moto” com Emilio Camanzi, “Tá na Moda” com Cristina Duarte, “O Futuro Agora” com Ethewaldo Siqueira, “Dinheiro Vivo” com Luiz Nassif, “Controle de Qualidade” com Célia Bardi, “Olga Del Volga” com a divertida sexóloga interpretada por Patrício Bisso, “Redação” com Juca Kfouri, “Humor” com Helfil e muitos outros quadros.

Na faixa das 21h30 tinha na segunda o programa “Placar”, esportivo apresentado por Juca Kfouri. Na terça era o “Veja Entrevista”, comandado por Augusto Nunes. ”Negócios em Exame”, atração de quarta, era um debate apresentado por José Roberto Nassar e Guilherme Velloso. Na quinta a faixa mostrava o “Dois na Cidade”, com as opções de lazer para o fim-de-semana na cidade, apresentado por Cláudia Matarazzo e Otávio Ceschi Jr. E na sexta era a vez do programa “Bastidores”, com entrevistas a cargo de Thomaz Souto Corrêa.

Nos fins de semana Hamilton de Almeida Filho, Regina Echeverria e Inês Knaut estavam no ar com edições jornalísticas.

Havia também o “Vídeo Disco” no sábado às 21h30, com sucessos musicais apresentados por Willian Crunfli, Tarso Castro tinha seu horário no domingo às 20h00 e o “Estação Paulista” era um programa musical no domingo às 20h45, sob a batuta de Pink Wainer.

E faixa da Abril na TV Gazeta exibia ainda o “O Povo e o Prefeito”, nas noites de domingo, com o então prefeito da capital paulista, Mario Covas.

A experiência foi bem avaliada pela critica más não deu o resultado de audiência esperado e foi encerrada em 22 de novembro de 1985. Muitas ideias experimentadas na faixa acabaram incorporadas pelas outras emissoras. E muitos talentos deram seus primeiros passos nesse projeto. Ficou uma marca.

M.A.Z. / 01-05-2009