PRÓ-TV

Um tributo a Cathy Stuart

Ela foi um exemplo no oficio da representação artística

Nasceu no circo e brilhou na tv

Neste mês de agosto, logo no seu primeiro dia, uma grande colaboradora da PRÓ-TV nos deixou. Faleceu na cidade de São Luís, no Maranhão, a atriz Cathy Stuart. Afastada da televisão, mas ao lado da família, sua partida motiva um olhar sobre sua trajetória. Cathy Stuart tinha a arte no sangue, o circo nas veias. Sua comicidade na interpretação é um dos mais belos exemplos do bonito oficio da representação artística.

A atriz e radialista Cathy Stuart nasceu na cidade de Córdoba, na Republica Argentina em 28 de novembro de 1930 e só se naturalizou brasileira em 1983. Seu nome completo era Oni Judith Canales. Depois com o casamento Oni Judith Canales Santana.  Era filha de Oni Tereza Canales e Albert Canales, que se destacaram na história do circo brasileiro. Os irmãos mais velhos foram artistas circenses: Roberto Canales , Gilbert Canales, Henrique Canales e Walter Stuart, esses dois últimos, também pioneiros da televisão brasileira. E Cathy Stuart também tem parentesco com outros grandes nomes da televisão, como Afonso Stuart, Oscarito, Miriam Tereza e Adriano Stuart.

Amiga de Vida Alves por mais de 60 anos, Cathy também batalhou pela criação da associação PRÓ-TV. Veja aqui a biografia completa da grande atriz.

 

Em 13-08-2017/ Fabio Siqueira / M.A.Z.

Redação

A Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira surgiu em 21 de agosto de 1995. Sua finalidade é preservar a memória da radiodifusão nacional e congregar toda classe que representa. Objetiva a criação do Museu do Rádio, da Televisão e das Novas Mídias (também chamado de “Museu da TV”).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais