PRÓ-TV

Um pool de emissoras garantiu a primeira Copa do Mundo na TV



As transmissões esportivas no Brasil começaram com muita improvisação. No início, apenas uma câmera fixa acompanhava, e de longe, todas as jogadas, ou melhor, aquelas que era possível alcançar.

A primeira transmissão esportiva da nossa TV foi em 15 de outubro de 1950, na cidade de São Paulo, e o jogo era entre Palmeiras e São Paulo, no Pacaembu.

A primeira Copa do Mundo a ser televisionada foi a de 1954, realizada na Suíça, mas o Brasil ainda não tinha know how para tanto e assim apenas alguns países europeus puderam assistir aos jogos naquele ano, por uma questão de logística. Algumas imagens, claro que em preto e branco, chegaram ao Brasil, mas foram transmitidas apenas dois ou três dias depois, somente pelos telejornais da TV Tupi.

O Brasil ganhou a Copa em 1958 e quatro anos depois, em 1962, a torcida para a conquista do bi mundial era muito grande. A primeira vitória, em 1958, chegou ao vivo, aos brasileiros, apenas pelas emissoras de rádio, mas em 1962, já havia o vídeo tape e as nossas redes de televisão também já estavam mais bem aparelhadas. E além de tudo, a Copa não era assim tão longe e se realizava no Chile.

Como a transmissão ao vivo de uma Copa do Mundo ainda era um sonho, as fitas das partidas vinham de avião de Santiago do Chile e eram exibidas dois dias após a realização dos jogos. Foi assim que os brasileiros puderam acompanhar a trajetória vitoriosa da nossa seleção, dirigida por Aymoré Moreira e que tinha Gilmar, Djalma Santos, Nilton Santos, Garrincha, Vavá e Zagallo, entre outros, naquele time vencedor.

A comemoração do bicampeonato mundial de futebol foi discreta nas ruas da cidade de São Paulo, mas mesmo assim, a tv brasileira obteve uma das maiores audiências, em 1962, quando dois dias depois da conquista, por meio das imagens das nossas emissoras, os brasileiros puderam, realmente, comprovar os 3 a 1 sobre a Tchecoslováquia com gols de Amarildo, Zito e Vavá.

A partir dessa experiência bem sucedida, nossas emissoras começaram a investir mais no futebol pela TV até chegar nos anos 1970, quando a invasão foi total em todos os horários e em quase todas as emissoras.

Rodolfo Bonventti

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais