TV Cultura faz 50 anos e anuncia 20 estréias

A TV Cultura anuncia 20 estreias e mais de 800 horas de novos conteúdos em comemoração dos 50 anos da emissora. A renovação da grade acontece até o final de maio.

Entre as estréias está “Genius: A Vida de Einstein“, uma série da National Geographic premiada em todo o mundo.  Para o presidente da Fundação Padre Anchieta e mantenedora da TV Cultura, Marcos Mendonça, “o principal objetivo da nova grade é democratizar conteúdos nacionais e internacionais de qualidade, algo que muitas vezes fica restrito a canais fechados”.

Produções próprias como “#Provocações”; “Cultura, o Musical”, “Escala Musical” e “Vitrine Brasil” são destaques da nova programação. O “Escala Musical” reunirá, a cada edição, dois grandes nomes da música nacional que construíram carreira em São Paulo, com curadoria de Patrícia Palumbo e apresentação de Renata Simões.

Agora em maio, estréia o talkshow “#Provocações”, uma nova versão do tradicional programa comandado anteriormente por Antonio Abujamra, agora apresentado por Marcelo Tas e com uma pegada mais do mundo digital. Outra estreia que integra a nova grade é “Cultura, O Musical”, um reality sobre teatro musical apresentado por Jarbas Homem de Mello.

Para completar a programação para a família, a emissora lança a terceira temporada do “Tá Certo?”, apresentado por Warley Santana com divertidos bonecos que concorrem em uma competição de perguntas e respostas.

Uma novidade no jornalismo é o “Vitrine Brasil” sob o comando de André Vasco e Cassiana Strasburg, um programa que viajará por todo o País mostrando personalidades, histórias e peculiaridades dos rincões brasileiros. Tem também o programa “Agrocultura” com matérias produzidas pelo repórter Bruno Faustino e comentários do agrônomo Xico Graziano e a participação da apresentadora Amanda Valeri.

A emissora também vai recriar o “Opinião Nacional” sob a apresentação da jornalista Ana Paula Couto e vai ampliar o tempo do “Jornal da Cultura 1ª Edição” para 45 minutos.

Outras duas séries inéditas produzidas pela BBC com foco no público jovem são a “Desafiando a Ciência” e a “Tudo o que você precisa saber sobre ciências”. Também estréia “Fronteiras do Pensamento”, um programa que entrevista pensadores, filósofos e escritores do cenário internacional.

Outras novidades são a nova temporada do “Inspira. Mov”, que apresenta as trajetórias profissionais e pessoais de grandes personalidades brasileiras e a série de documentários “Ciência de Tudo com Stephen Hawking”, produzida pela National Geographic, sobre a vida do físico britânico.

Já a faixa “Sala de Cinema”, uma parceria da TV Cultura com a Spcine, traz 36 longas de ficção e documentários, sendo 10 inéditos em qualquer plataforma de exibição e os outros 26 nunca veiculados na TV pública.

Novos infantis também chegam para complementar a grade 2019: a série “Valentins”; o paper motion “Porto Papel”; o programa “Casakadabra”; a animação brasileira “Os Chocolix” e uma nova temporada do “Momento Papo de Mãe”.

Duas atrações comemorativas se destacam como homenagem aos 50 anos da emissora: a série “Cultura.50” que conta década a década a história da emissora, com depoimentos de personalidades marcantes que fizeram parte dos principais programas e “Trajetórias”,  uma série biográfica de personagens que, de alguma forma, estiveram envolvidos com a TV Cultura e que inclui nomes como: Jerry Adriani, Agnaldo Rayol, Ângela Maria, Solano Ribeiro, Ferreira Gullar, Ricardo Cravo Albin, Ronnie Von e Wanderléa.