PRÓ-TV

Touchdown

O Brasil descobre novas jogadas

Em 1969 os telespectadores fãs do esporte ganharam uma opção surpreendente. A TV Tupi de São Paulo colocava no ar exibições do futebol americano. Numa negociação de conteúdo com a CBS americana a emissora recebeu fitas com gravações de jogos da NFL da temporada de 68. Cassiano Gabus Mendes, o diretor artístico da época resolveu testar o gosto do publico e colocou os tapes em exibição aos sábados de manhã, a partir de setembro de 1969.

Para narrar o jogo foi chamado Walter Silva, conhecido como “Pica-Pau”, radialista famoso, produtor , e na linguagem de hoje, antenado.  Walter pediu no ar a colaboração de alguém que entendesse do esporte, que se prontificasse a ajuda-lo. O americano Thomas Noonan atendeu o pedido e acabou virando comentarista da atração.

A façanha da Tupi não durou muito, más foi suficiente para despertar a curiosidade do público para um esporte tão diferente. Mais tarde, na década de 80 a Bandeirantes, que abriu espaço a diversos esportes com Luciano do Valle e seu programa “Show do Esporte”, exibiu jogos da NFL A pratica chegou até os anos 90.

Depois a modalidade “saiu do ar” na tv aberta, para voltar com força em 2000 na tv por assinatura.

M.A.Z. / 02-02-2017

 

Redação

A Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira surgiu em 21 de agosto de 1995. Sua finalidade é preservar a memória da radiodifusão nacional e congregar toda classe que representa. Objetiva a criação do Museu do Rádio, da Televisão e das Novas Mídias (também chamado de “Museu da TV”).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais