Thais Alves e a nova PRÓ-TV

A PRÓ-TV, em setembro de 2016, empossou sua nova diretoria. A nova presidente, Thais Alves, traz no DNA a razão por estar à frente da associação, cuja vida está intrinsecamente ligada à área de comunicação.

Thais é filha de Vida Alves, que idealizou com os colegas a APITE – Associação dos Pioneiros da TV, em 1995 (hoje PRÓ-TV). Nos primeiros dez anos, Thais esteve ativamente ligada à entidade. Seu retorno foi em 2016, pois visando a continuação do projeto, Vida Alves convidou a filha para ocupar seu lugar, com apoio de toda diretoria. Vida recebeu o cargo de presidente de honra perpétua.

No início da Pró-TV, Vida e Thais Alves

A filha da televisão

Thais Alves é fruto da própria história da televisão. Filha de Vida, grande nome do rádio e do primeiro time da pioneira TV Tupi, com o engenheiro Gianni Gasparinetti, um dos responsáveis pela construção dos primeiros estúdios de TV da América do Sul. Thais passou a infância nos corredores da Cidade do Rádio, no Sumaré.

“Sou uma mulher feliz! Desde menina, frequentei os bastidores da TV Tupi. Dizem, que eu lá estava no carrinho de bebê, com poucos dias de vida. Vida, minha mãe, Vida Alves, a atriz, não me largava e me levava sempre junto dela. Cresci ouvindo: ‘te carreguei no colo’, e eu achava aquilo engraçado, pois me imaginava de colo em colo de artistas famosos. E assim, aprendi a andar e falar nos corredores da Tupi. Mas o que mais aprendi foi a admirar aquelas pessoas lindas, malucas, apaixonadas, ousadas que faziam parte da minha história”.

Gianni e Vida Alves com os filhos Heitor e Thais, nos anos 1950

“Comunicação – minha paixão”

Sua vida profissional também começou no Sumaré, como assistente de cenografia da TV Tupi. Depois seguiu para o Departamento de Pesquisa até chegar à produção de programas. Depois, já na TV Gazeta, apresentou o programa “Radar”, pioneiro em videoclipes. Foi a primeira “VJ”, a convite de Tico (Silvio Alimari, hoje Superintendente Geral da TV Gazeta). Ainda auxiliou Vida Alves na coordenação da produtora independente Vida Produções”, que criou programas como “Jogo do Som”, distribuído para centenas de rádios para todo país.

“Depois disso, minha carreira, voou para outros céus, mas nunca larguei a comunicação – minha paixão. Ministro aulas e palestras de falar em público, poder pessoal, força de argumentação para políticos e executivos. E na Jovem Pan, dou dicas de comunicação, carreira profissional e comunicação interpessoal”. Thais ainda ressalta: “Tudo o que falo aprendi com Vida Alves e aquelas pessoas maravilhosas da minha infância”.

No final dos anos 1960, Vida Alves e Thais, grandes companheiras

A nova PRÓ-TV

Com um visão moderna, buscando o progresso de nossa associação, Thais Alves tem realizando grandes reformas na entidade.

“Hoje, à frente da PRÓ-TV, me sinto afortunada e orgulhosa, tenho um grande desafio.

Continuar a contar, reviver e emocionar com as histórias passadas pelo pioneiros. Mas, também ajudar a contar as histórias que ainda não aconteceram, a nova televisão que vem junto com o futuro digital. A PRÓ-TV tem que estar aberta para esse mundo novo de novas linguagens e tecnologia. Creio que muitas surpresas e novidades ainda estão por vir”.

De olho na Internet

Thais salienta também a implantação final do novo portal PRÓ-TV, com apoio do vice-presidente Marcos Zago e dos diretores executivos Elmo Francfort e Lú Bandeira, como Élida Alves, da área de Acervo. Esse projeto teve início ainda na antiga gestão, com apoio de Vida Alves, que acreditava na importância de multiplicar a informação sobre TV. Desde 2009 redigiu diariamente biografias de profissionais de televisão, hoje mais de 3.000.

Nos 60 anos da TV, Vida e Thais juntas ao lado de profissionais que fizeram a história da TV

“Neste portal, que hoje começa, a gente vai poder sonhar juntos os novos caminhos da criativa televisão brasileira”, diz Thais, que ainda reforça: “A missão deste momento da PRÓ-TV é grande: é fazer você profissional da área, ou você, apenas um apaixonado pela história da teledramaturgia, ou você, um jovem que só vê televisão na sua tela do computador, ou no seu pequeno tablet, se juntar a nós, para escrevermos os próximos passos da nossa história na telinha. A PRÓ-TV precisa de novas cabeças sonhadoras, criativas, ousadas, lindas, malucas e apaixonadas como dos nossos mestres Vida, Lima, Laura, Hebe, Cassiano, Blota, Boni, Vivinha, Tarcísio …. e tantos mais”. E completa com um convite a todos. “Venha, a gente esta esperando você. Venha, a gente precisa de você”. Faça parte da PRÓ-TV.