??????????

Tarcísio Meira, há 60 anos um dos galãs preferidos da TV

Tarcísio Pereira de Magalhães, ou simplesmente Tarcísio Meira, é hoje uma lenda da televisão e do cinema brasileiros. Com 82 anos de idade e mais de 60 anos de carreira, ele tem em seu currículo 21 filmes e quase 70 participações em novelas, minisséries e seriados da nossa TV.

Na carreira desde 1957, quando estreou no teatro na peça “A Hora Marcada”, Tarcísio chegou na TV em 1959 pelas mãos de Geraldo Vietri no teleteatro “Noites Brancas”, e no cinema já estreou como galã em “Casinha Pequenina” em 1963, um filme de Mazzaropi.

Também em 1963, Tarcísio participaria como galã de um marco na TV, a primeira novela diária, “2-5499 Ocupado” ao lado da sua mulher, a atriz Glória Menezes, na TV Excelsior. Mas foi a partir de 1968, quando com Glória se transferiu para a TV Globo, que ele se transformou em um dos principais atores da nossa TV.

Entre os inúmeros trabalhos na TV destacam-se o Juan Galhardo de “Sangue e Areia”; o João Coragem de “Irmãos Coragem”; o Antonio Dias de “Escalada”; o Juca Pitanga de “Coração Alado”; o Felipe Barreto de “Guerra dos Sexos”; o Renato Vilar de “Roda de Fogo”; o Euclides da Cunha de “Desejo”; o Giuseppe Berdinazzi de “O Rei do Gado”; o Dom Jerônimo de “A Muralha”; o Aristides de “Pàgina da Vida” e o Teodoro de “Insensato Coração”.

Tarcísio recebeu duas vezes o Prêmio APCA de melhor ator da TV, a primeira em 1976 pela novela “Escalada” e em 2000 pela minissérie “A Muralha”. Ele também conquistou por tres vezes o Troféu Imprensa de melhor ator do ano, em 1987 (“Roda de Fogo”), 1995 (“Pátria Minha”) e 2003 (“O Beijo do Vampiro”).

Nossa homenagem a um dos maiores atores da nossa TV e que ainda está na ativa e pode ser visto como o Lorde Williamson da novela “Orgulho e Paixão”, a atração das 18 horas na TV Globo.

Rodolfo Bonventti