Sede da Rádio Nacional do Rio vai a leilão

A Presidência da República anunciou uma triste notícia para a cultura brasileira: o edifício “A Noite”, localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro,e que foi muitos anos a sede da célebre Rádio Nacional, será leiloado em setembro.

Avaliado em R$ 90 milhões, o famoso prédio faz parte de uma lista de tres mil imóveis da União que devem ser vendidos para a iniciativa privada, segundo decisão do Ministério da Economia e do atual governo.

O edifício “A Noite” é um marco arquitetônico do Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1929 com 22 andares e estilo art déco. A Rádio Nacional foi inaugurada em 1936 no último andar do prédio e se tornou um fenômeno nacional em pouco tempo.

Em 1942 a emissora já ocupava os últimos quatro pavimentos do Edifício. Ela foi incorporada  a Empresa Brasil de Comunicação nos anos 1990 e ocupou o imóvel até 2012, quando ele foi tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, o IPHAN.

Um triste fim para um local que abrigou uma parte importante da história do rádio e das comunicações no Brasil.