PRÓ-TV

Rosa Miyake, a primeira protagonista nissei



Primeira atriz em novelas

Hoje é aniversário de Rosa Miyake, que nasceu em 15 de março de 1945.

Além de apresentadora de televisão (quase todos os programas voltados à comunidade japonesa, como “Imagens do Japão” – criado em 1970, na TV Tupi), Miyake foi a primeira atriz de origem oriental a protagonizar uma novela no Brasil.

Muito antes da novela “Sol Nascente” (Globo), falar sobre as famílias de origem japonesa no Brasil, Miyake esteve a frente de “Yoshico, um Poema de Amor” (TV Tupi, 1967), em que fez par romântico com o ator Luís Gustavo.

É cantora também (principalmente no período da “Jovem Guarda”) e cantando também jingles, como “Urashima Taro” – um clássico da Varig, sobre a relação do Brasil com o Japão.

Veja o comercial, cujo jingle tem a voz Rosa Miyake:

Como apresentadora esteve também nas TVs Excelsior, Bandeirantes, Gazeta e atualmente faz o quadro “Imagens Curiosas do Japão”, do programa “Você é Curioso” (aos sábados pela manhã, na Rádio Bandeirantes AM).

Foto: Divulgação / Rosa Miyake

Redação

A Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira surgiu em 21 de agosto de 1995. Sua finalidade é preservar a memória da radiodifusão nacional e congregar toda classe que representa. Objetiva a criação do Museu do Rádio, da Televisão e das Novas Mídias (também chamado de “Museu da TV”).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais