MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RITCHIE


Richard David Court nasceu em Beckenham, Condado de Kent, na Grã Bretanha, em 06 de março de 1952.

Nos anos 1970, já vinculado à música, emigra da Inglaterra para o Brasil.  No final de 1972, já em São Paulo, forma a Banda Scaladácida. Aos 21 anos ele se muda para o Rio de Janeiro onde ganha a vida dando aulas de inglês para músicos como Egberto Gismonti e Paulo Moura.

Em 1975, atua no conjunto musical Vimana, juntamente com Lobão, Lulu Santos, Fernando Gama e Luiz Paulo Simas, e também faz parte do grupo A Barca do Sol. Participou também do espetáculo musical “A Feiticeira” com Marília Pêra.

Em 1983, finalmente surge o seu primeiro disco solo, pela Gravadora CBS, “Vôo de Coração”, que imediatamente é recorde de vendagem, com a marca de um milhão e duzentas mil cópias vendidas e com sucessos como “Menina Veneno”, de Ritchie e de Bernardo Vilhena. Em janeiro do ano seguinte, desbanca o Rei Roberto Carlos e ganha o Troféu Imprensa de Melhor Cantor de TV de 1983.

Em 1986, mais um fato inédito para uma música interpretada por um  roqueiro: a gravação sua de  “Transas”  de Nico Rezende e Paulinho Lima, tema da novela “Roda de Fogo” da TV Globo, é eleita por unanimidade a Música do  Ano na Televisão  segundo os jurados do Troféu Imprensa. Nessa época, Ritchie já está gravando na Polygram.

Ele também integrou a banda Tigres de Bengala, e com oito discos em sua carreira solo, com músicas em onze trilhas de novelas na Rede Globo, o anglo-brasileiro Ritchie é um dos mais premiados cantores de Pop-Rock no Brasil.

Ritchie nos últimos anos se tornou websound designer e assinou a criação e a implantação de softwares de áudio em sites como o da Usina do Som; Yahoo!Digital e o de Lulu Santos.

Em 2002, depois de mais de 10 anos afastado dos estúdios, ele lançou um novo álbum, “Auto-fidelidade” com músicas em parceria com Erasmo Carlos, Bernardo Vilhena e Nelson Motta.

Em 2008, Ritchie fundou seu próprio selo e gravadora, a PopSongs, e lançou, em julho de 2009, o CD, DVD e Bluray independente, “Outra Vez”, com regravações de seus maiores sucessos, além de duas faixas inéditas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação