Revista eletrônica vira o telejornal preferido da hora do almoço

O telejornal “Hoje”, da TV Globo, surgiu como uma revista eletrônica que falava de culinária, arte, moda, comportamento e defesa do consumidor e seu público alvo, inicialmente, era o público feminino que estava em casa.

O “Hoje” estreou em 26 de abril de 1971 no horário das 13 horas, tinha a duração de 30 minutos, e era apresentado por Léo Batista e Luis Jatobá. Inicialmente a sua veiculação se restringia ao Rio de Janeiro, enquanto em São Paulo, no mesmo horário, eram exibidos os seriados “National Kid” ou “O Vigilante Rodoviário”.

A cidade de São Paulo só passaria a acompanhar essa revista eletrônica a partir de 1974, ou seja, três anos após ele ter se transformado em um sucesso no horário do almoço entre o público carioca. Na pauta estavam sempre os acontecimentos ocorridos na cidade no período da manhã e ele era apresentado de segunda a sexta-feira.

Além de Léo Batista e Luiz Jatobá, formavam o primeiro time do telejornal “Hoje” os jornalistas Humberto Filho, Sonia Maria, Nelson Motta, que apresentava as novidades na área musical, e Lígia Maria. A direção era de Humberto Filho e de Silvio Júlio.

A partir de 1974, quando além de São Paulo, também as praças de Belo Horizonte e Brasília passaram a receber a revista eletrônica, uma edição especial de sábado entrou na programação e passou a apresentar matérias e entrevistas especiais que se tornaram uma marca registrada do telejornal nos anos 80 e 90.

Em São Paulo, o “Hoje” era apresentado, nos primeiros anos, por Sérgio Roberto, Marília Gabriela, Ciro José e Theresa Corbett. Aos sábados, nas entrevistas especiais, o comando era de Marília Gabriela. Grandes personalidades da nossa cultura como Carlos Drummond de Andrade, Pelé, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Cazuza, Ayrton Senna e Caetano Veloso deram entrevistas que tiveram grande repercussão nacional, justamente nessas edições de sábado do “Hoje”.

Foi somente a partir de 1980 que o telejornal apresentou mudanças no seu foco e no seu público alvo, e passou a se chamar “Jornal Hoje”, mas já era um campeão de audiência no horário tanto no Rio como em São Paulo.