PRÓ-TV
Levy Fidelix no programa da fase SBT

TV INFORMATIKA

Rede Bandeirantes

1983 / 1985

O primeiro programa brasileiro a falar sobre informática foi exibido pela Rede Bandeirantes, de 1983 até 1985. Ia ao ar nas noites de domingo, às 23h30. O “TV Informátika” era um programa independente e seus realizadores decidiram colocar na apresentação uma pessoa ligada ao ramo, então uma absoluta novidade. Era Levy Fidelix, que anos mais tarde entraria para a politica e ficaria celebre pela sua campanha em prol do aerotrem.

Levy Fidelix, formado em comunicação social, tinha uma revista de informática chamada Interface, criada por ele, com sede no Rio de Janeiro. Para Levy, a informática era um assunto dinâmico, do futuro, e que tinha que ir para a TV. Para tocar o projeto Levy mudou-se para São Paulo para atuar como diretor comercial em busca de patrocinadores que viabilizassem o programa.  Mas tiveram dificuldades em encontrar um apresentador que dominasse o assunto. Quem assumiu a função foi o próprio Levy, ainda meio tímido.

O programa mostrava curiosidades dos primeiros computadores pessoais produzidos pela IBM e Microsoft. Já falava da pirataria e sobre a importância do ensino da informática. O preço de um computador pessoal era proibitivo na época e tudo parecia uma utopia, uma ficção.

Após 2 anos na Rede Bandeirantes o programa foi para o SBT, estreando em 21 de julho de 1985, mas foi encerrado no fim desse ano.

No canal do YouTube do PRTB, partido de Levy Fidelix, é possível ver alguns trechos do programa, da fase SBT.

 

Em 18-04-2017 / M.A.Z. 


Pesquisar outros programas

Pesquisar
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Filter by Custom Post Type
Guia de Programas
 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais