O teatro perde o talento do diretor Yacov Hillel

Morreu no último dia 2 de junho, em São Paulo, o diretor de teatro e iluminador Iacov Hillel, aos 71 anos de idade, vitimado por um câncer no fígado.

Radicado no Brasil desde 1955, Iacov Hillel nasceu em Haifa, Israel, e estudou no Brasil com nomes expressivos do nosso teatro como Eugênio Kusnet  e Augusto Boal.

Começou como ator em obras clássicas como “Morte e Vida Severina” e “Hamlet”, ambas no final dos anos 1960.

Como diretor estreou em 1971 com “Assunta do 21”, e dirigiu espetáculos importantes como “Vem Buscar-me que ainda sou Teu”; “O Casamento do Pequeno Burguês”; “Angels in America”; “A Aurora da Minha Vida” e “Ópera do Malandro”.

Em 1982, pelo conjunto de sua obra, recebeu o Prêmio Molière, então a honraria máxima do teatro nacional. E como iluminador trabalhou em muitas peças do Grupo Galpão e com companhias de dança e ópera de São Paulo.