O primeiro curso particular de rádio e tv do Brasil

Uma geração depois a televisão estava na escola

A tv brasileira nasceu a partir do rádio, na raça, com profissionais improvisados. Chegaram depois os jornalistas, os artistas, técnicos e produtores do teatro, do circo, do cinema e tudo foi se ajeitando. Mas chegou uma hora que se tornou necessário aprimorar a formação dos futuros profissionais. Um curso de radio e tv de nível universitário era inevitável. Coube a FAAP, que em 1976 criou, em São Paulo,  o primeiro curso particular de rádio e tv do Brasil (a ECA – Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, foi a pioneira, em 1967).

A Fundação Armando Alvares Penteado, FAAP, é uma instituição filantrópica, presente em São Paulo, no bairro de Higienópolis, na Rua Alagoas, 903 e também em Ribeirão Preto, no bairro Jardim Califórnia, e em São José dos Campos. Foi fundada em 1947 ela investe em cultura, através do Museu de Arte Brasileira, do Teatro FAAP, do Colégio FAAP, da biblioteca (criada em 1959) e das faculdades.

O seu curso de radio e tv também engloba a produção de conteúdo para mídias digitais. O curso tem como foco principal a formação de roteiristas, produtores executivos e diretores de programas, capacitando o profissional para atuar em todas as áreas de comunicação.

A escola tem equipamentos, estúdios, professores, técnicos, operadores, enfim toda a estrutura de uma emissora de tv ou de radio, dando aos alunos uma visão real da futura profissão.

A televisão começou em 1950 e só 26 anos depois, uma geração após, é que a atividade mereceu um lugar no ensino. Hoje o Brasil tem centenas de cursos de radio e tv. Mas o pioneirismo cabe à FAAP.

Saiba mais sobre a instituição aqui: http://www.faap.br/

M.A.Z. / 05-04-2017