‘O Céu é o Limite’: a homenagem a um clássico

Marcelo de Carvalho é o apresentador da atração

Um dos títulos mais famosos da nossa tv está de volta. “O Céu é o Limite” foi o nome escolhido pela RedeTV para o seu show de “perguntas e respostas” que estreou no sábado, 11 de março, na faixa noturna. A atração é apresentada por Marcelo de Carvalho, também sócio da emissora.

Aurélio Campos

O formato “O Céu o Limite” original foi um dos primeiros programas de grande sucesso da televisão brasileira. Foi ao ar inicialmente em 1955, na TV Tupi de São Paulo. O primeiro apresentador foi Aurélio Campos, também conhecido por sua atuação no setor esportivo de rádio e televisão. Aurélio sabatinava os participantes, esgotando todos os assuntos relacionados a um mesmo tema. O jargão “absolutamente certo!” de Aurélio ficou para história, tanto que o sucesso do programa inspirou o filme homônimo (“Absolutamente Certo”, 1957) da Companhia Vera Cruz, com Anselmo Duarte, Dercy Gonçalves, Odete Lara e grande elenco.

Jota Silvestre

Numa época em que as TVs eram regionais, “O Céu é o Limite” foi também apresentado na TV Tupi do Rio de Janeiro por Jota Silvestre. Nos anos 70, com a consolidação das redes, ele assumiu o programa nacionalmente.

O formato “perguntas e respostas” foi difundido em praticamente todas as emissoras. Nos anos 70 a Globo teve o seu “8 ou 800” onde Clodovil se destacou respondendo sobre Dona Beija. Na Manchete, em 89, Luis Armando Queiroz comandou o “Sem Limite”, um dos primeiros programas de auditório da emissora. Era exibido nas noites de terça-feira. A atração tinha o mesmo formato do consagrado “O Céu é o Limite”. O ator inclusive adotou o bordão original, “absolutamente certo!”.

Até a estreia do novo show da RedeTV a última temporada desse famoso estilo de programa era justamente a aparição derradeira de Jota Silvestre na televisão, o “Domingo Milionário” em 97, na Manchete, antecessora da RedeTV.

Elmo Francfort / 14-03-2017