MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

O Brasil chora a morte da cantora Vanusa



Uma das mais belas vozes femininas da nossa música, a cantora e compositora Vanusa nos deixou no último dia 08 de novembro, aos 73 anos de idade, vitimada por uma insuficiência respiratória, em uma casa de repouso, em Santos, litoral sul de São Paulo, onde morava a algum tempo.

Vanusa Santos Flores vinha sofrendo de problemas de saúde há quatro anos e esteve internada nos últimos meses com pneumonia e um quadro de demência causado pelo Alzheimer.

Cantora e compositora começou sua brilhante carreira em 1966, participando dos últimos programas da “Jovem Guarda” na TV Record. Foi para a TV Excelsior de São Paulo e se apresentava com frequencia no programa “O Bom”, comandado por Eduardo Araújo.

O primeiro grande sucesso foi a gravação de “Pra nunca mais chorar”, de Eduardo Araújo e Carlos Imperial, que a levou para o topo das paradas de sucesso e para atuar no programa “Adoráveis Trapalhões”, da TV Record de São Paulo, ao lado de Renato Aragão e Wanderley Cardoso.

Participou de vários festivais de música no Brasil e no exterior e em 1973, lançou um LP pela Gravadora Continental, trazendo seu maior sucesso de vendagem, a música “Manhãs de Setembro”, parceria com Mário Campanha.

Vanusa gravou muitos compositores, mas ganhou prestígio com os críticos musicais ao gravar “Paralelas”, composição de Belchior. Fez uma incursão como atriz, ao lado do cantor Ronnie Von na novela “Cinderela 77”, na TV Tupi.

Foi casada com o cantor e compositor Antonio Marcos, com quem teve duas filhas e com o diretor Augusto César Vanucchi, com quem teve um filho. Em meados da década de 1990, começou a escrever a sua autobiografia intitulada “Vanusa – a vida não pode ser só isso!”, publicada em 1997, pela editora paulistana Saraiva.

Em 2005, participou de diversos eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda, o projeto “Festa de arromba- 40 anos da Jovem Guarda”, apresentado durante todo o mês de agosto, no Teatro II do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, passando também por Brasília e São Paulo, no qual fez dupla com os Golden Boys, em temporada de 3 dias.

museudatv

museudatv

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação