Museu da TV, Rádio & Cinema

A morte do ator João Carlos Barroso aos 69 anos

Morreu no último dia 12 de agosto, no Rio de Janeiro, o ator João Carlos Barroso, aos 69 anos de idade, vitimado por um câncer.

João Carlos Barroso nasceu no Rio de Janeiro e sonhava em ser jogador de futebol. Aos 11 anos de idade, no início da década de 1960, foi abordado por uma equipe de argentinos para fazer um teste para um filme que começariam a rodar. Passou no teste e fez o filme “Pedro e Paulo”, uma co-produção ao lado de Jardel Filho e Jece Valadão.

Participou de programas e teleteatros nas TVs Tupi, Rio, Continental e Excelsior. Se tornou conhecido do grande público quando interpretou  Eustórgio, o filho do Zeca Diabo na novela “O Bem Amado“, na TV Globo, em 1973.

Se destacou em várias novelas da TV Globo, mas principalmente em “Estúpido Cupido” como o personagem Caniço; foi o Paulo de “Locomotivas”; Geraldo de “Pecado Rasgado”; Luis César em “Marrom Glacê”; Benito em “Pão, Pão, Beijo, Beijo”; Toninho Giló em “Roque Santeiro”  e Danilo em “Direito de Amar”.

No cinema ele se destacou em dois filmes: “O Pistoleiro”  em 1976 e na comédia “Nos Tempos da Vaselina”  em 1979. Fez também participações importantes nas minisséries “A Casa das Sete Mulheres” e “JK”.

Trabalhou nos programas humorísticos “Os Trapalhões”; “A Grande Família” e “Zorra Total”, todos na TV Globo.

Seus últimos trabalhos foram no programa “Zorra” em 2015 e 2016 e na novela “Sol Nascente” como o delegado Mesquita em 2017.

Rodolfo Bonventti

ABCD Nossa Casa